Começa neste sábado (3) a jornada da equipe feminina da APVE Londrina Basketball no Campeonato Paranaense 2023, principal competição estadual adulta entre as mulheres. E o primeiro desafio será fora de casa, em Foz do Iguaçu, diante das atuais campeãs da competição, do forte time do Abasfi Foz, às 17h, no Ginásio do Flamenguinho.
As atletas londrinenses, juntamente com a equipe técnica da APVE, estão concentradas para a estreia e viajam na noite de hoje (2) para Foz do Iguaçu, onde a previsão é chegar no início da manhã de sábado.
O treinador Marival Mazzio Junior frisou que o jogo ante a equipe iguaçuense será uma grande “pedreira” para o Londrina, mas salientou que o confronto representa um importante parâmetro que a APVE terá logo no início do Paranaense. “Vai ser um jogo muito difícil e sabemos da qualidade das adversárias, que conquistaram o título em 2022. No entanto, esse confronto teria que acontecer em algum momento e as nossas jogadoras estão preparadas e motivadas para buscar a vitória. Como o campeonato é relativamente longo e haverá um intervalo grande até o segundo jogo, por conta de outras competições iniciando, teremos tempo para treinarmos e melhorarmos o entrosamento da equipe nas próximas semanas”, analisou.
Mazzio está otimista com as perspectivas do torneio e disse que o objetivo, em 2023, é conduzir o time até a final do Paranaense. Na edição anterior, a APVE terminou em terceiro lugar. “Estamos treinando forte para alcançar a finalíssima, teremos times difíceis pela frente e outros campeonatos também nesse período. A intenção é melhorar a qualidade física, técnica e tática e aprimorar o entrosamento com as meninas que estão chegando para reforçar o time”, afirmou.
O elenco da APVE Londrina Basketball, para o estadual adulto, é formado por atletas com média de idade de 20 anos, contando atualmente com 12 jogadoras. A maior parte do plantel é da cidade, incluindo garotas que vieram das categorias de base, e outras vieram como reforços de diferentes cidades. Dois reforços novos são a pivô Vitória, de 1,90 m, que vem do Rio de Janeiro, e a ala/armadora Thalita, de Foz do Iguaçu.
Após o confronto de estreia amanhã (3), diante do Abasfi Foz, a equipe londrinense voltará à quadra pelo Paranaense 2023 apenas no dia 1º de julho, quando estreará em casa contra o São José dos Pinhais Guaxo. Entre os dois jogos, a APVE terá pela frente desafios nos Jogos Abertos do Paraná, em Florestópolis, quando disputará a fase regional nos dias 16 e 17 de junho, enfrentando Apucarana. Já entre os dias 22 e 26 de junho a missão será o Campeonato Paranaense Sub-20, que será disputado em Maringá, e as londrinenses jogarão contra as anfitriãs, também duelando com a equipe de Foz do Iguaçu.
O projeto feminino de basquete da Associação Pé Vermelho conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Paranaense adulto – A fase de classificação do Campeonato Paranaense Feminino, na categoria adulta, ocorre em turno e returno, ou seja, cada equipe enfrenta todas as outras equipes da competição duas vezes: uma em casa, como mandante, e outra fora, como visitante. Após a disputa em Foz do Iguaçu, as atletas da APVE retornam para o primeiro jogo diante da torcida londrinense, no dia 1° de julho, contra o São José dos Pinhais/Guaxo, no Ginásio do Jardim Bandeirantes. Ainda na primeira rodada das disputas, no dia 25 de julho o time irá enfrentar, em Maringá, o time da cidade, o ADRM Maringá.
Depois da fase classificatória, serão realizadas as semifinais, o chamado “final four”, com o time primeiro colocado enfrentando a quarta melhor equipe, além do duelo entre a segunda e terceira colocadas.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá