Seminário em Londrina abre debate sobre os desafios educacionais neste sábado (8)

Neste sábado (8), a partir das 7h30, será realizado o 1º Seminário Marista de Educação, com o objetivo de debater temas atuais da educação, dando voz a todos os envolvidos e impulsionando o legado de Marcelino Champagnat, presbítero que construiu uma obra educativa dedicada à educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A atividade irá ocorrer no Teatro Marista de Londrina, localizado na Rua Cristiano Machado, 240, próximo à avenida Maringá.

O evento é uma iniciativa da Frente Marista de Educação formada pela Editora FTD Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Londrina, Colégio Marista de Londrina e Escola Social Irmão Acácio, e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O público-alvo são profissionais da área, gestores, professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, e pais e mães que desejam aprofundar a reflexão sobre os desafios educacionais da atualidade. Para participar é necessário se inscrever, pela plataforma Sympla (clique aqui), ao custo de R$ 50,00 (inteiro) e R$ 25,00 (meia-entrada).

Às 14, a professora e secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, vai participar de mesa redonda com o professor e diretor de colégio Rede Marista, Flávio Sandi, e o palestrante e diretor da Maestro Educação, Douglas Dantas. O tema será “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Cotidiano das Escolas”.

“Uma das mudanças mais importantes da Educação Básica nos últimos anos foi o país estabelecer uma Base Nacional Comum Curricular. Todos os alunos do terceiro ano do Brasil todo, por exemplo, devem aprender aquele mínimo estabelecido. É um direito aprender. Desde então, as redes trabalham para implementar com equidade essa conquista, por isso, na mesa redonda, vamos falar sobre em que momento estamos”, contou a secretária municipal de Educação.

O diretor do Colégio Marista de Londrina, Adriano Brollo, disse que o Seminário Marista traz à tona a reflexão sobre temáticas que impactam no dia a dia de educadores e gestores das instituições de ensino. “A escola não é uma ilha, ela é influenciada pelo contexto. As temáticas perpassam desafios advindos das subjetividades dos estudantes, das configurações familiares, das legislações vigentes, das tecnologias disponíveis, enfim, dos diversos aspectos sociais, por isso é importante debater sobre todo este contexto”, apontou.

O seminário contará com duas palestras. A primeira será logo após a abertura, às 8h30, com o coordenador da área de Missão e Gestão da União Marista do Brasil, Ricardo Mariz, que tem 30 anos de experiência na docência. Ele vai discorrer sobre o tema “A sociedade da gota d’água e o papel da educação”.

A segunda palestra, às 10h30, contará com a presença do psicólogo clínico, especialista em dependência química, palestrante em temas relacionados à qualidade de vida, Euclides Lunardelli Filho. Ele vai debater sobre “Trabalho docente e o ofício de aluno: sofrimentos e superação na pós-modernidade”.

Programação:

07h30 – Credenciamento

08h00 – Abertura

08h30 – Palestra – A sociedade da “gota d’água” e o papel da educação.

– Professor e Gestor Educacional – Ricardo Mariz

– Mediação Prof. Adriano Brollo Diretor do Colégio Marista Londrina

10h00 – Coffee break

10h30 –  Palestra Trabalho docente e o ofício de aluno: sofrimentos e superação na pós-modernidade.

– Psicólogo clínico, especialista em dependência química, palestrante em temas relacionados à qualidade de vida: Euclides Lunardelli Filho

– Mediação – Professora e coordenadora do Núcleo de Excelência Pedagógica da PUCPR Londrina e Coordenadora da equipe de orientação de Matriz Curricular PUCPR Curitiba -Profa. Vania Terra (PUCPR)

12h00 – Intervalo

13h30 – Apresentação Cultural

14h00 – Mesa redonda – A BNCC no cotidiano das escolas

– Palestrante e Diretor da Maestro Educação: Douglas Dantas

– Professor e Diretor de colégio – Rede Marista: Flávio Sandi

– Professora e Secretária de Educação do Município de Londrina – Maria Tereza

– Mediação Professor e Coordenador Pedagógico Rede Marista: Evandro Espanhol

16h00 – Participação especial com Diogo Almeida

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá