Nesta sexta-feira (20) e sábado (21), Londrina irá receber a segunda etapa da final da 35ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). Essa fase vem na sequência da primeira etapa, que reuniu atletas de diversas modalidades nos dias 29 de setembro e 1° de outubro na cidade.
Desta vez, Londrina irá receber aproximadamente 2 mil atletas, totalizando mais de 4 mil nos dois momentos da fase final. Neste fim de semana, eles competirão pelo pódio em 11 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, handebol de praia, rugby, tênis de campo, voleibol e natação. No último dia de disputa, será realizada a cerimônia de premiação no restaurante central dos jogos, localizado na faculdade Inesul, com entrada pela Rua Humberto Picinin.
As equipes chegam à cidade na quinta-feira (19) e, ao todo, 52 municípios com 187 equipes estarão presentes nos dois dias de competição. Até o momento, na classificação geral, Curitiba, com 115 pontos, Maringá, com 87 pontos, e Londrina, com 73, estão disputando as três primeiras colocações. Neste final de semana, o Paraná poderá conhecer o campeão geral da competição.
As disputas irão acontecer em 14 locais, sendo 13 na cidade de Londrina e um em Apucarana. Em Londrina, os interessados em assistir à competição poderão acompanhar o basquete no ginásio de esportes do Jardim Bandeirantes, o handebol no ginásio do Colégio Londrinense, handebol de praia no Aterro do Lago Igapó, e o rugby no Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
As finais do voleibol serão no Ginásio de Esportes Moringão e no ginásio do Colégio Estadual Vicente Rijo. Também haverá disputas de atletismo na pista de atletismo da UEL; badminton no ginásio do Colégio Estadual Polivalente; ciclismo no Parque do Tauá, na Pista do Grandão e na Reserva Saltinho; tênis na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e futsal no ginásio da Anhanguera/Unopar Piza. A natação será realizada no Complexo Esportivo José Antônio Basso, o Lagoão, em Apucarana.
Londrina ocupa o terceiro lugar na competição, estando no pódio em várias modalidades. Na fase final do torneio, o município será representado por 144 atletas, em modalidades individuais e coletivas, e 37 membros da comissão técnica. Os londrinenses competirão no basquetebol, futsal, handebol, voleibol, rugby, ciclismo, badminton e tênis de campo.
“Estamos mais uma vez, em conjunto com a equipe da Paraná Esportes e da FEL, dando toda a estrutura e locais de competições prontos para os atletas. Na segunda etapa, temos novas modalidades como natação, rugby e atletismo, e a nossa expectativa é muito grande. Torcemos para que os atletas londrinenses de diferentes modalidades vençam as finais, com o apoio de toda a população”, destacou o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido.
Conforme o coordenador de Esportes de Rendimento e diretor dos Jojups, Emerson Venturini, as expectativas para as modalidades coletivas e individuais são as melhores possíveis. Isso se deve ao alto nível técnico que os jovens entre 15 e 17 anos já possuem, resultado de treinamentos intensos que podem render bons confrontos. “Os atletas estão em um nível técnico bem alto, e temos atletas que disputam a seleção brasileira e outros brigando por vagas olímpicas. Então, nós vamos ter a nata do esporte paranaense nesta faixa em Londrina”.
Para o chefe da delegação londrinense, Jefferson Del Fraro, a expectativa para esta fase final é de que as equipes e atletas londrinenses que disputarão as semifinais se classifiquem para as finais. “Esperamos que o tênis de campo repita os resultados do ano passado, quando ficou em primeiro lugar, e que o atletismo mantenha a hegemonia de conquista de primeiros lugares”, contou.
A competição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com as federações desportivas e a Prefeitura de Londrina. Os Jojups fazem parte dos 11 jogos oficiais do Estado, realizados anualmente e que incluem atletas de todas as idades.
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá