Por Assessoria
A Santa Casa de Maringá passa a fazer parte de um seleto grupo de cerca de 300 hospitais brasileiros que têm o selo de qualidade IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O status é concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem dez passos instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para o sucesso do aleitamento materno. A certificação foi anunciada nesta terça-feira (dia 11) pelos avaliadores da 15ª Regional de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
A supervisora de enfermagem do bloco materno-infantil da Santa Casa, Camila Cipriano de Souza, relata que o processo para a conquista foi longo e exigiu o envolvimento dos colaboradores de todos os setores, não apenas da parte assistencial. Para isto, foram feitas adaptações tanto na parte estrutural quanto na divulgação de informações para as mães. “É uma grande conquista, alcançada no ano em que o hospital completa 70 anos de sua fundação. Agora cada colaborador tem no DNA a proteção do aleitamento materno e proporcionar esse atendimento aos nossos pacientes é um orgulho”, destaca.
A gerente Assistencial, Patrícia Mancini, enfatiza que há muito tempo a Santa Casa se destaca como referência no serviço Materno-infantil, oferecendo estrutura completa, equipes especializadas para segurança e conforto para mães e bebês, e esta certificação é o reconhecimento do gestor público pelas boas práticas.
Para ser um Hospital Amigo da Criança, a instituição passa por rigorosa avaliação que busca identificar se estão sendo cumpridos critérios como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto, a garantia de livre acesso e permanência do recém-nascido junto à mãe e ao pai durante o período de internamento, além do cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância, a NBCAL.
Segundo o Ministério da Saúde, bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança sofrem menos intervenções desnecessárias após o parto, além disso o contato com a pele da mãe após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida e o alojamento conjunto são mais comuns nas instituições que têm esse título. Os indicadores de aleitamento materno também costumam ser melhores. A duração média da amamentação exclusiva costuma ser de 60 dias para crianças nascidas em hospitais certificados contra 48 dias para as que não nasceram em um Hospital Amigo da Criança.
Para o diretor-presidente da Santa Casa, irmão Rafael Carregosa, “esta conquista é resultado do empenho e dedicação de todos os colaboradores e médicos e reforça o compromisso da Santa Casa de Maringá com a saúde e o bem-estar das crianças e das mães. A Santa Casa recebe a certificação, e quem ganha é a população de Maringá e região. A certificação nos orgulha por sermos o primeiro hospital privado da região a conquistá-la, coroando, assim, nosso jubileu de 70 anos”.
Fonte:
Maringá