Reunião discute Plano de Resíduos Sólidos

Notícias em Destaque

Reunião discute Plano de Resíduos Sólidos

        As comissões de elaboração e de fiscalização do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos se reuniram nesta terça-feira (16) para discutir o documento, que antes de ser encaminhado para consulta pública na Câmara Municipal, será analisado pela Procuradoria Geral do Município. Na reunião foram apresentadas sugestões de alterações pelos presentes.
        O plano estabelece um planejamento de ações de gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos, atendendo os princípios da política nacional e construído por meio de uma gestão participativa. A elaboração do plano municipal é uma demanda de vários anos e que, entre outros problemas relacionados à gestão do lixo, resultou na abertura de uma ação civil pública em 2000 contra o município.
        O prefeito Ulisses Maia destaca que a elaboração do plano respeitou toda legislação, em um processo democrático, com a participação de representantes de diversos setores. “Demos total publicidade para o trabalho de elaboração do plano, desde a formação das comissões, elaboração do documento e ouvindo sempre os questionamentos das entidades”, salientou.
        O secretário de Meio Ambiente, Jaime Dallagnol, lembrou que a comissão fiscalizadora, representada por entidades que não pertencem à administração, veio “engrandecer” o trabalho. “Acatamos as sugestões exequíveis e que respeitassem a legislação. Esse plano é feito por ′várias mãos′, lembrando que não devemos pensar no passado, no que não foi feito, mas propor soluções e o que é melhor para o município”, disse.
        A elaboração do plano conta com representantes e colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Procuradoria-Geral, Secretaria de Gestão, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Serviços Públicos, Gabinete de Vice-Prefeito, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Associação de Reciclagem Popular Sanitária e Cúria Metropolitana.
        A comissão diretora, eleita em audiência pública, é formada por representantes do Comdema, Associação dos Geógrafos Brasileiros, Coopercentral, Funverde, Sindicato dos Engenheiros do Paraná, OAB e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, além de representantes da administração municipal.
        

Outras Notícias


Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá