Nesta quinta-feira (22), vias de bairros nas regiões sul, central e leste de Londrina estiveram na programação de tapa-buracos e outras atividades de recuperação de pavimento. As ações da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), responsável pela execução ou fiscalização dos trabalhos, atenderam nove pontos diferentes da cidade.
Para esta etapa, cinco equipes de pavimentação foram escaladas para atuar nas áreas listadas. Entre o Centro e a zona leste, pela manhã, a operação de tapa-buracos envolveu as ruas Tremembés e Ametista, na Vila Casoni e Jardim Ideal, respectivamente. Na região sul, este mesmo trabalho teve início na rua Adalberto Luís Pirola, no cruzamento com a rua Alcides Turini, onde houve continuidade ao longo da tarde.
No período vespertino, os atendimentos foram levados às ruas Chuí, Iguapé e Oiapoque, todas na abrangência dos jardins Agari e Vila Nova, na parte central do município.
Além das atividades de tapa-buracos, outros serviços asfálticos ocorreram em Londrina. De manhã e à tarde, o cronograma incluiu a pista da rua Augusto Gallo, no Parque das Indústrias, região sul, que recebe ação de readequação asfáltica em uma área de valeta que havia sido aberta para execução de uma galeria de águas pluviais. Por isso, é necessário agora realinhar as extremidades do trecho impactado, lançando mão de recortes no piso com maquinário. A ação ainda incluiu o complemento de base e nova compactação de brita graduada, devido às chuvas dos últimos dias. A etapa de reposição asfáltica está prevista para começar nesta sexta-feira (23).
Na área do Jardim Maringá, abrangência do Lago Igapó II, a rua Professor Joaquim de Matos Barreto passou por serviços de lavagem, limpeza e preparação para uma reperfilagem de piso na ciclovia desta pista. Este trabalho será feito desde a avenida Maringá até a rua Prefeito Faria Lima.
Já na avenida Duque de Caxias, região sul, prosseguiu o recape asfáltico a partir da rua Almirante Barroso, que chegará até a avenida Juscelino Kubitschek (JK). Este novo trecho recuperado totalizará 1,5 km de extensão, e as ações são feitas pela empresa Axial. Anteriormente, já havia sido concluído o recape de um primeiro trecho da Duque, abrangendo a pista entre a avenida JK e rua Henrique Dias, sentido Centro Cívico.
Todas essas intervenções fazem parte do programa municipal de manutenção e conservação viária que a Prefeitura de Londrina mantém, diariamente, por meio de várias frentes de ações.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá