A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), implantou a metodologia BIM (Building Infomation Modelling), voltada a propiciar mais eficiência a projetos de engenharia e arquitetura. Nesta segunda-feira (16), foi realizado um workshop que marca a finalização de um contrato de consultoria, entre o Município e Senai, necessário para a implantação do BIM na cidade. Estiveram presentes técnicos de Londrina, de diversas secretarias, e das cidades de Maringá, Cambé e Ibipora que estão em fase de implantação do BIM em seus municípios.
O Building Infomation Modelling, que se traduz como Modelagem de Informação da Construção, é um processo inteligente baseado em modelos 3D que oferece aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção a visão e as ferramentas para planejar, projetar, construir e gerir edifícios e infraestruturas de maneira mais eficiente. O uso da BIM oferece mais visibilidade, melhor tomada de decisões, opções mais sustentáveis e economia de custos em projetos de Arquitetura e Engenharia Civil, (AEC).
O engenheiro civil da Prefeitura de Londrina, Matheus Borges Chaves, contou que durante 22 meses do contrato de consultoria com o Senai, cujo investimento foi de R$ 200 mil, foi feito um trabalho para entender os conceitos do BIM, o que é o BIM para o município de Londrina, e iniciou-se um projeto piloto. “Neste evento, demostramos a aplicação do BIM para técnicos de Londrina e dos municípios de Ibiporã, Cambé e Maringá que estão iniciando a metodologia BIM. Também repassamos informações sobre a legislação municipal que discorre sobre o BIM, bem como sobre os processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”, disse.
Chaves informou que o BIM significa um jeito novo de fazer projetos de engenharia e arquitetura, com inovação e tecnologia. “Por meio desta metodologia, temos o modelo 3D e, com isso, conseguimos ter a visualização real de como vai ser a construção, ou seja, é a reprodução digital da construção que vamos fazer depois. E isso impacta, diretamente, na qualidade da obra, na diminuição de aditivos, no planejamento do orçamento, já que é possível executá-lo mais rapidamente”, contou.
Borges explicou que, por meio da metodologia BIM, tudo que está dentro do modelo 3D é um objeto. “Por exemplo, uma janela é um objeto clicável e quando eu clico eu extraio qualquer tipo de informação, como nome, quantidade, área, espessura do vidro. Todas estas informações, em um projeto de engenharia, são escritas e digitadas por um profissional e no BIM elas são inseridas nos objetos, ou seja, estes dados são rastreáveis e podem ser usados em diversos softwares”, afirmou.
A partir de agora, o Município prosseguirá com a implementação do método, que inclui a revisão de uma documentação até o final de outubro. “Na sequência, vamos publicar um manual geral de todas as regras e de como funciona BIM. Já a decisão de fazer os projetos em BIM será da administração. Sabemos que isso é muito importante porque vai chegar um momento, eu estimo no ano de 2028 ou 2030, que tanto o governo federal quanto o governo estadual não vão mais repassar dinheiro para os municípios se estes não apresentarem os projetos em BIM”, comentou o engenheiro civil da Prefeitura.
Diversos municípios do Brasil e governos estadual e federal já estão desenvolvimento projetos de engenharia e arquitetura em BIM, por exemplo os municípios de Cascavel e Toledo, no Paraná. Além disso, o governo do estado do Paraná é referência nacional na metodologia BIM. Entre as obras realizadas ou em execução pelo executivo estadual, com BIM, estão presídios, o viaduto da PUC em Londrina, e a ponte de Guaratuba.
Legislação municipal – Em fevereiro de 2024, por meio do Decreto nº 224, a Prefeitura de Londrina instituiu a Estratégia Municipal de Disseminação e Implantação do Building Information Modeling – Estratégia BIM-LD – e instituiu o Núcleo BIM-LD da Prefeitura Municipal de Londrina, de suas autarquias e empresas Públicas para Gestão da Estratégia BIM-LD.
A Prefeitura possui uma página dedicada ao BIM https://bim.londrina.pr.gov.br/ que divulga a implantação do BIM na cidade, o plano de execução, as documentações criadas, as legislações municipal, estadual e federal. Devido ao período eleitoral, a página está desativada temporariamente.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá