Depois de três dias de competição, de 13 a 15 de novembro, os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), em sua 10º edição, chegaram ao fim com muitas conquistas, histórias de inspiração e superação dos paratletas, técnicos e todos envolvidos. Londrina, como sede, recebeu 45 municípios e cerca de 1.500 participantes que competiram em 17 categorias, movimentando a cidade no final de semana e feriado.
Com 130 pontos na classificação geral, Londrina finalizou em quarto lugar, atrás de Cascavel (139 pontos), Maringá (146 pontos) e Curitiba, que fechou em primeiro lugar com 200 pontos. Londrina conquistou o 1º lugar no goalball masculino, paracanoagem masculino, parataekwondo feminino e parabadminton feminino e masculino, e ficou em 2º lugar nas modalidades de paraciclismo feminino, atletismo feminino, atletismo feminino, futsal para surdos masculino e goalball feminino. Várias dessas modalidades contam com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).
Todas as informações, tabelas e classificações referentes ao Parajaps 2022 estão disponíveis no endereço www.jogosabertos.pr.gov.br .
O técnico das equipes de goalball, Marcio Rafael, comemorou o ótimo desempenho dos paratletas e avalia o bom resultado, destacando o incentivo e evolução do esporte na cidade. “Foi uma edição muito bacana, nossa equipe masculina conquistou seu 8º título no Parajaps. Isso mostra como o esporte cresceu na cidade, pelo trabalho desenvolvido tanto pelo Instituto Roberto Miranda, quanto pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do apoio do Feipe. Foi uma conquista muito grande. A equipe feminina, que competiu no Parajaps pela primeira vez, também foi super bem, realizando jogos muito bons. Só temos a agradecer e nos preparar para que o ano que vem seja tão bom quanto este foi”, declarou.
Além das conquistas dos times londrinenses, paratletas de todo o Paraná representaram suas cidades e mostraram suas histórias de superação, como a de Isadora Venâncio de Oliveira, que competiu no atletismo representando sua cidade Cornélio Procópio. A jovem de 18 anos é cega desde seu nascimento e entrou para o mundo dos esportes recentemente, mas já mostra grande evolução.
Ela contou que o atletismo chegou em sua vida de uma forma bem repentina, por influência de um amigo da família. Depois de participar de uma prova de 12 quilômetros em sua cidade e desempenhar um bom tempo, começou a treinar e participar de outras, até chegar no Parajaps, sendo este ano sua primeira vez na competição. “É bem gratificante analisar, de lá para cá, o que mudou. Agora estou vindo de treinos mais técnicos, preparativos maiores e estamos conseguindo resultados cada vez melhores. Espero alcançar os meus índices das provas. Antes, calculamos correr 1.500 metros em um tempo de 6 minutos e 30 segundos, mas já consegui fazer em 6 minutos e 22 segundos, então estou muito feliz, me sentindo realizada”, comentou a paratleta.
Outra jovem paratleta, Victória Barbosa competiu no paraciclismo pela cidade de Londrina, que conquistou o segundo lugar no Parajaps 2022. Ela disse que é uma sensação muito especial participar dos jogos em casa, trazendo a honra do esporte. Além disso, sediar a competição em Londrina é dar mais visibilidade para o paradesporto local. “É um passo muito importante trazer isso para perto, pelo crescimento da cidade e das modalidades desportivas aqui. Londrina tem uma boa estrutura e assim vai permitindo a participação de novos paratletas. Torcemos e desejamos que em 2023 possamos ter ainda mais gente competindo”, afirmou.
O presidente da FEL, Marcelo Oguido, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso da 10º edição do evento e parabenizou os paratletas e delegações participantes. “O grande sucesso é fruto da integração e emoção proporcionada, bem como o que cada modalidade traz e representa para cada atleta envolvido. É uma partilha de valor imensurável entre todos os que fazem acontecer esses jogos paradesportivos dentro do Paraná. Para Londrina e para nós, da FEL, é um orgulho e honra muito grande, e a cidade só ganhou novamente, estando em destaque e recebendo tantos visitantes. Com o Feipe, muitas modalidades são patrocinadas, podendo se manter e buscar suas conquistas e objetivos”, declarou ele.
A realização do Parajaps é do Governo do Paraná, Paraná Esporte, Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Texto: Sofia Loredo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá