Oficina sobre elaboração de documentários sonoros está com inscrições abertas

Neste sábado (18), a Alma Londrina Rádio Web promove mais uma oficina de Criação de Podcasts. Com o tema “Documentário Sonoro”, o encontro será conduzido pela jornalista e podcaster Rakelly Calliari, que também é pesquisadora na área. A oficina é gratuita e as vagas são limitadas a 10 participantes. Para garantir a inscrição, basta preencher o formulário on-line.

Essa capacitação será realizada pela manhã e tarde, na Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 693). A primeira etapa começa às 9h e vai até o meio-dia, com retorno às 14h e encerramento às 17h.

Esta será a terceira oficina de Criação de Podcasts, projeto da Alma Londrina Rádio Web patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura. A primeira formação ocorreu em dezembro do ano passado, com um especial pelo aniversário de Londrina. Já a segunda oficina, realizada no final de abril, abordou o domínio de técnicas radiofônicas e fundamentos dos podcasts.

Para a edição deste sábado, Rakelly Calliari pretende apresentar o tema de uma forma acessível, inclusive para quem não tem conhecimento ou experiência na produção de podcasts. “Esse é o terceiro encontro de uma série de quatro oficinas que a Alma Londrina Rádio Web está oferecendo. As pessoas podem participar dos quatro encontros ou de um só; são módulos independentes, mas conectados, no sentido de que todos eles tratam da produção de conteúdo em áudio. E isso é algo que está na história da Alma Londrina, desde a fundação da rádio em 2012 ela trabalha com eventos formativos. E fico muito feliz de ver que, ao longo da trajetória, a rádio não perdeu essa vocação de democratizar o acesso às ferramentas de produção e de comunicação, e é o que vamos procurar fazer no sábado com o pessoal”, citou.

Cada vez mais popular, o podcast é um formato de conteúdo em áudio que fica disponível para o ouvinte acessar a qualquer momento. Sem limite de duração ou assunto, os episódios de um podcast podem ser armazenados on-line e acessados nas diferentes plataformas de streaming, sendo que algumas já são exclusivas para podcasts. “A flexibilidade e as potencialidades dessa forma de distribuição de conteúdo têm sido reconhecidas e bem acolhidas pelo público brasileiro. A gente vê ano a ano as pesquisas mostrarem um crescimento expressivo da fatia de ouvintes que tem por hábito escutar podcasts. E assim a gente identifica que, de fato, o mercado abraçou esse potencial, com uma gama de podcasts corporativos sendo produzidos no Brasil no âmbito da comunicação organizacional, mas também para diversos outros usos. Por exemplo, a educação. Muitos podcasts são didáticos, usados para fins pedagógicos, divulgação da ciência, inclusive documentários ou podcasts que hoje são chamados de jornalismo narrativo”, explicou a jornalista.

Sobre o Documentário Sonoro, que será o tema principal discutido no encontro desse sábado (18), Calliari resumiu como sendo um exercício de representar a realidade, contando histórias da vida real de maneira interessante. E para reproduzir essa realidade, ao invés de imagens, se utiliza o som. “Seria a representação do mundo histórico por meio da montagem de sons gravados. É uma definição bastante ampla, mas é necessário que seja assim para abarcar toda a diversidade que é possível dentro do documentário. Esse termo ficou bastante marcado por preconceito durante boa parte da história do rádio porque documentários foram entendidos durante muito tempo como algo chato, didático, maçante, nada criativo e muito explicativo. E hoje existe a possibilidade de fazer documentários com diferentes durações, então é um formato que dedica mais tempo para explorar um determinado recorte da realidade”, complementou.

O coordenador do projeto Oficinas de Criação de Podcast, Daniel Thomas, acrescentou que esse projeto se soma às demais iniciativas da Rádio Londrina Alma Web, dentre elas, as produções audiovisuais da WebTV e os estúdios de rádio móvel em escolas municipais e nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. “O objetivo das oficinas é fomentar a criatividade das pessoas, convidar a comunidade para ir até a rádio e conhecer nossa estrutura e espaço, com acesso às técnicas de produção e criação para que elaborem novos podcasts. Desde que a rádio começou, em 2012, criamos muitos podcasts e quisemos resgatar esse fomento à criatividade. E, também, para quem não é radialista ou profissional da área tenha acesso ao conhecimento e crie seu próprio podcast”, afirmou.

As produções dos participantes das oficinas também serão divulgadas pela Rádio Londrina Alma Web, adiantou Thomas. “A gente sempre publica no nosso site e divulga no podcast da Alma, transformando num blog do podcast. Então, todo conteúdo que já foi produzido nas oficinas anteriores já está disponível no site”, citou.

E quem já participou das duas oficinas anteriores, de dezembro e abril, pode se inscrever para essa nova capacitação do projeto. “Essa oficina é diferente das demais, com outro objetivo. Ela tem o foco na produção de documentários sonoros, ou seja, tem um viés mais jornalístico, mais técnico. Então mesmo as pessoas que já criaram seus podcasts podem se desenvolver ainda mais participando dessa oficina, novamente”, ressaltou o coordenador do projeto.

Sobre a ministrante – Rakelly Calliari é jornalista, podcaster, doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduada em História Social pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de experiente pesquisadora de documentários criativos em áudio.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá