Município entrega título de Cidadão Honorário de Londrina ao cantor Tigrão

Um dos músicos mais conhecidos e antigos de Londrina e região, o cantor e violonista Tigrão, como é conhecido Olício da Silva, de 78 anos, foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Londrina na tarde desta segunda-feira (26). O prefeito Marcelo Belinati, como líder do Executivo, e o vereador Emanoel Gomes, enquanto presidente da Câmara Municipal, entregaram o diploma de reconhecimento público em uma visita à residência de Tigrão, que hoje cuida de problemas de saúde em sua casa, acompanhado pela esposa Elaine e a família.

O documento concedido destaca que a conferência do título é feita por conta dos relevantes serviços prestados pelo artista à coletividade londrinense, uma vez que ele somou mais de 50 anos de palco e trajetória musical, com vasta carreira e importante contribuição cultural à cidade.

Mineiro natural de Ouro Fino (MG), nascido em 5 de julho de 1945, ele chegou no começo da década de 70 a Londrina, cidade que abraçou como sua e o acolheu, vindo de Taquaritinga, no interior paulista. Tigrão sempre foi figura marcante tocando em shows, festivais, festas, bailes, bares, clubes, boates, restaurantes e diversos eventos em Londrina e outros locais, tendo criado uma ampla base de admiradores e influenciando músicos locais. Tocou diversos estilos com repertório transitando, conforme o projeto, pela MPB, samba, bossa nova, pop, sertanejo antigo, blues, rock e outros

Também foi proprietário de alguns pontos musicais famosos na cidade, dentre os quais a Casa do Tigrão, ativa por cerca de 20 anos, entre 1976 e 1996, na rua Professor Samuel Moura, paralela à avenida Maringá. Por lá, passaram nomes como Gilberto Gil, João Bosco, Jair Rodrigues, Benito de Paula, Wando, Sidney Magal e Originais do Samba, entre outros.

A entrega do título de Cidadão Honorário a Olício da Silva respeita a Lei Municipal nº 11.643, de 29 de junho de 2012, cujo projeto teve autoria do prefeito Marcelo, quando exerceu o cargo de vereador, juntamente com outros representantes do Legislativo na época.

No conforto de casa, e junto dos familiares, Tigrão expressou imensa felicidade e surpresa ao ser agraciado com a visita e condecoração. “Estou grandemente agradecido por essa homenagem tão bonita e especial que recebo aqui. É uma grande honra ser lembrado e saber que tanta gente em Londrina gosta de mim e do trabalho que fiz na música. A música me presenteou com tanta gente especial nessa vida, teve papel na construção familiar e de amizades, foi uma das razões para eu seguir sempre em frente”, celebrou.

O prefeito Marcelo bateu papo com o músico e o parabenizou pelo reconhecimento, enfatizando que Tigrão é um personagem querido pela cidade e faz parte da vida de muitas pessoas. “Londrina tem você como referência, foram tantos lugares e eventos em que você esteve, empreendimentos que comandou, e milhares de pessoas possuem bons momentos e lembranças guardados em si por conta da sua música e projetos que realizou. Eu via você tocar e sou um grande admirador do seu trabalho, fico muito feliz em poder estar aqui lhe entregando em mãos o título de Cidadão Honorário londrinense”, destacou.

A esposa Elaine da Silva, casada com o cantor há 43 anos, recebeu o prefeito e o presidente da Câmara, e fez questão de salientar que a honraria entregue será colocada em um quadro na parede para deixar a homenagem em destaque. “Estamos muito felizes em receber essa visita no dia de hoje, é um momento que ficará marcado para sempre dentro dele, o nosso Tigrão, e em todos nós que o amamos. Ele vem enfrentando dificuldades de saúde e locomoção, que aumentaram na pandemia, mas está aqui sorrindo, feliz e forte lembrando de tantas coisas boas. A arte da música sempre foi valiosa e especial para ele, nos conhecemos ainda na década de 70 e ele já estava nos palcos. Aqui, em casa, colocamos música para ele escutar e mostramos vídeos dele tocando e ele sempre adora e se emociona. Hoje é um dia muito bonito”, contou.

O presidente da Câmara Municipal de Londrina, Emanoel Gomes, leu em voz alta para Tigrão o texto do certificado de Cidadão Honorário, que é assinado por ele, pelo prefeito Marcelo e pelos vereadores que participaram da autoria do projeto de lei. “Desejo que você e sua família sejam abençoados com o melhor, e saiba que é um cidadão que marcou seu nome na história da cidade, levando música e animando muita gente. É uma satisfação ter a oportunidade de participar dessa visita”, frisou.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá