Notícias em Destaque
Maringá apresenta projeto no Encontro Nacional pela Mata Atlântica
Maringá foi convidada a participar na última semana, do “Viva a Mata Encontro Nacional pela Mata Atlântica para apresentar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, o segundo do Brasil elaborado, com destaque nas ações desenvolvidas desde o início da implantação do projeto.
O evento foi realizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, que recebeu pela primeira vez o encontro, organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica.
Depois de 10 edições realizadas em São Paulo, o Viva a Mata estreou em novo formato, mas com o mesmo objetivo, comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) promovendo a troca de experiências entre os que lutam pela conservação da floresta e sensibilizando os cidadãos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Maringá foi a única cidade do Paraná a ser convidada, a segunda do Brasil a elaborar o Plano, após João Pessoa, na Paraíba.
Rio de Janeiro, Sorocaba, Vale do Jequitinhonha, Bauru, Caxias do Sul foram algumas cidades convidadas a demostrarem suas experiências. Atualmente no Brasil são 60 planos municipais em andamento, dos 3.400 municípios inseridos no Bioma que precisam fazê-lo.
Segundo a bióloga gerente do Parque do Ingá, Anna Cristina Amaro de Faria, que representou a cidade no evento, Maringá mais uma vez se destacou nas ações implementadas, como os corredores de Biodiversidade.
As pesquisas científicas em andamento nesses corredores demostraram um aumento no número de espécies de aves de um dos principais fragmentos de Mata Atlântica de Maringá, o Parque do Ingá. Outro assunto abordado foi a lei dos 60 metros de fundos de vales como faixa de proteção dos córregos da cidade, na qual Maringá também se destaca, concluiu.
Outras Notícias
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá