Londrina obteve excelentes resultados no 41º Campeonato Paranaense de Taekwondo, realizado no último fim de semana, entre 1º e 2 de julho, em Pontal do Paraná. No total, o torneio contou com a participação de 810 atletas, representando 28 cidades e 70 academias.
O taekwondo londrinense foi representado pelas equipes Madureira, Natália Falavigna, Rose Lee e DFight, todas filiadas ao Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), entidade patrocinada pela Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes (FEL).
Cerca de 200 atletas da cidade participaram das competições masculinas e femininas, que abrangeram todas as categorias (fraldinha, mirim, infantil, juvenil, adulto e master), com divisões por peso e graduação de faixas. Aproximadamente 90% dos londrinenses conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze e, além disso, mais de 50 atletas faixas pretas do município classificaram-se para a seleção paranaense de taekwondo, que disputará o Campeonato Brasileiro da modalidade.
O coordenador do IPEC e técnico da equipe Madureira e das seleções londrinense e paranaense de taekwondo, Diogo Freire, comemorou os resultados. “No último fim de semana, tivemos um desempenho que foi o recorde dos últimos 10 anos, com 50 atletas londrinenses classificados para o Campeonato Brasileiro, dos quais 33 são da equipe Madureira. Em 29 e 30 de julho, a seleção paranaense fará um camping em Saudade do Iguaçu, e entre 16 e 20 de agosto, participará do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que será em Fortaleza, no Ceará”, salientou.
O treinador destacou também que as equipes participarão de outros campeonatos nos próximos dias. “Neste domingo (9), no Centro Esportivo Maria Cecília, faremos uma seletiva que definirá quais atletas vão fazer parte da seleção londrinense no Paraná Combate, evento que vai ser em Cascavel, em outubro. Já nos dias 15 e 16 de julho, participaremos dos Jogos Escolares, em Maringá, com a equipe juvenil”, afirmou.
Apoio do Feipe – Atualmente, dois projetos de taekwondo são patrocinados pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), sendo um deles voltado a atletas adultos, de alto rendimento, e outro direcionado a atletas juvenis, com foco social e na iniciação ao esporte.
Conforme Freire, o projeto de alto rendimento tem como um de seus objetivos a preparação de atletas para competições internacionais como os Jogos Panamericanos e os Jogos Olímpicos. “Os recursos destinados pelo Feipe são muito importantes, porque possibilitam o fornecimento de materiais de treino, uniformes e transporte para os atletas. Além disso, também viabilizam o pagamento de inscrições nos torneios e, em alguns casos, ajudas de custo para atletas que se destacam. Dessa forma, o taekwondo londrinense tem condições de participar de diversas competições, em todas as categorias”, sublinhou.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá