Londrina volta a registrar recorde na geração de empregos em setembro

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (26) pelo Ministério do Trabalho, Londrina teve um saldo positivo de 1.153 na empregabilidade em setembro. É um recorde, já que se trata do melhor mês do ano na geração de empregos, um avanço de 0,74% em relação a agosto, que até então era considerado o maior saldo de 2022. No acumulado do ano, são 6.607 de saldo positivo no balanço entre trabalhadores que passaram a trabalhar com carteira assinada e os que foram desligados. Neste ano, todos os meses tiveram desempenho positivo no Caged em Londrina.

Com o saldo de 1.153, Londrina foi o município que mais gerou empregos no Paraná em setembro. Ela foi seguida por São José dos Pinhais (755), Cascavel (751), Maringá (653), Foz do Iguaçu (646), Ponta Grossa (638), Araucária (592), Rolândia (270), Curitiba (260) e Pinhais (259).

Em setembro, foram 8.404 admissões e 7.251 desligamentos. Todos os setores da economia performaram positivo na cidade. O comércio apresentou o maior saldo, com 483, com uma variação relativa positiva de crescimento de 1,12% do mercado formal, e foi o grande destaque dos dados divulgados. O setor de serviços fechou com saldo de 347 vagas; a construção com 186; indústria com 131 e a agropecuária, com saldo positivo de 6.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, comemorou o resultado. “Mês a mês temos a confirmação de que as ações estruturantes que realizamos na cidade têm reflexo direto na empregabilidade. São mais de 6,5 mil londrinenses que passaram a trabalhar com carteira assinada, este ano, e isso impacta muito nossa economia e o ambiente de negócios da cidade, criando cada vez mais oportunidades”, apontou.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda em exercício, Cesar Makiolke, destacou o desempenho do comércio. “Essa grande performance do setor de comércio, em setembro, é uma excelente notícia. É um setor importantíssimo para a cidade, mas que vinha de um movimento tímido, em 2022. Esperamos que essa virada de chave se confirme e o saldo positivo do comércio continue aumentando nos próximos meses”, frisou Makiolke.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, esse é um dado fundamental para o desenvolvimento da cidade. “A economia da cidade é movida por um conjunto de fatores e a empregabilidade positiva é uma parte fundamental para impulsionar o movimento dessa engrenagem. Londrina se preparou para esse momento e agora está colhendo os frutos do planejamento bem feito”, afirmou Canziani.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá