Londrina sobe ao pódio na final dos 35º Jogos da Juventude da Paraná

Entre os dias 19 a 21 de outubro, Londrina sediou a etapa final do 35º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). A cidade recebeu, ao todo, 2 mil atletas em 15 modalidades esportivas. Na classificação geral da competição, Londrina ficou em terceiro lugar, com 332 pontos. A liderança foi para Curitiba, com 404 pontos, e Maringá conquistou a vice-liderança, com 353 pontos.

A delegação de Londrina competiu com 299 atletas em 13 modalidades, sendo elas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, rugby, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, várias modalidades tiveram melhora em relação à edição do Jojups no ano anterior. “Agora é planejar e colocar metas para futuras competições”, disse.

Destaque no Jojups, a equipe Londrina Atletismo fez mais que o triplo de pontos da vice-campeã, com 20 ouros, 13 pratas e 14 bronzes. Foi a terceira vitória consecutiva do time na competição paranaense.

O técnico da equipe, Gilberto Miranda, ficou extremamente orgulhoso com as conquistas e citou que o trabalho desenvolvido em todos esses anos está cada vez melhor e produtivo. “Um ponto importante é que o grupo tem crescido em diversas provas, com atletas se destacando e alcançando bons resultados em várias provas diferentes. Isso mostra a amplitude do nosso trabalho e a qualidade da nossa comissão técnica e multidisciplinar nessa filosofia de continuidade”, acrescentou.

Um dos expoentes da competição foi o atleta Matheus Gama. Ele marcou um dos melhores tempos de sua carreira nos 100 metros e 200 metros rasos, e teve participação direta na conquista de quatro medalhas de ouro para Londrina. “Foi um final de semana bastante especial, vinha me sentindo bem nos treinos e confiante de que poderia alcançar boas marcas. Elas vieram e agora é ajustar para buscar metas maiores para a temporada que vem”, falou o jovem, que conquistou o ouro nos 100 e 200 metros, e nos revezamentos 4 x 100 metros e 4 x 400 metros masculinos.

O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da FEL e Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC).

Outra modalidade em que Londrina brilhou foi no basquete feminino. A equipe levou o primeiro lugar na categoria vencendo o time de Foz do Iguaçu, por 57 a 43. Este foi o segundo ano consecutivo em que Londrina conquistou a medalha de ouro no basquete feminino.

O técnico do basquete feminino, Marival Mazzio Junior, comentou que essa foi uma conquista muito importante para o time e lembrou que, no ano passado, as atletas conquistaram o título pela primeira vez. “Quebramos um tabu de 34 anos. Levar o título pelo segundo ano consecutivo mostra que não foi sorte. Nós temos um projeto consolidado na cidade. Em 2023, essa foi a única medalha de ouro de Londrina conquistada por uma modalidade coletiva, fato que dá ainda mais importância ao título”, analisou.

No Jojups, o basquete feminino de Londrina foi representado pela APVE Londrina Basketball, que tem patrocínio da Unimed Londrina, e da Prefeitura de Londrina, via Feipe.

Confira as modalidades em que Londrina foi ao pódio no Jojups 2023:

Atletismo

Feminino: Campeão

Masculino: Campeão

 

Badminton

Masculino: Vice campeão

 

Basquete

Feminino: Campeão

 

Ciclismo

Masculino: Vice-campeão

 

Futsal

Feminino: Vice-campeão

 

Rugby Sub17

Masculino: Terceiro lugar

 

Tênis

Feminino: Terceiro lugar

Masculino: Vice-campeão

 

Tênis de mesa

Feminino: Vice-campeão

Masculino: Terceiro lugar

 

Voleibol Sub17

Masculino: Vice-campeão

 

Vôlei de praia

Feminino: Terceiro lugar

 

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina e com informações das assessorias de imprensa do Londrina Atletismo e do APVE Londrina Basketball.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá