Londrina vai sediar, nesta quinta-feira (22), mais um “Encontro Descentralizado de Gestores de Política de Assistência Social e da Rede de Atuação”, promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (SEJUF). Devem comparecer cerca de 110 gestores e técnicos das Secretarias de Assistência Social de 34 municípios que compõem as macrorregiões de Londrina e Apucarana. O encontro inicia às 9h e será realizado no auditório do Sinduscon, localizado na Avenida Maringá, 2.400.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, é uma das autoridades convidadas a participar do evento, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, e o diretor-geral da Sejuf, Marcio Juliano Marcolino.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, este será um momento muito importante, pois reunir, capacitar e trocar experiências é essencial para aprimorar o serviço prestado à população e para o fortalecimento dos trabalhadores da Assistência Social. “A Assistência Social já vinha sendo muito demandada, com a pandemia isso foi agravado e esta trouxe vários outros desafios. Lembrando que a questão da assistência social não se limita apenas à renda, mas abrange inúmeras vulnerabilidades, incluindo a violação de direitos pessoais que ocorre independente de condição econômica ou classe social. E nesses casos também cabe à Assistência Social acolher e atender essas pessoas”, destacou.
A coordenadora dos Encontros Descentralizados, Deise Tokano, esclareceu que várias edições já foram realizadas em diversas regiões do Paraná, nos últimos dois meses, sempre com o intuito de aproximar a Sejuf dos gestores, técnicos e equipes das secretarias municipais da Assistência Social. “É um compromisso do governo do Estado essa aproximação com os municípios, de forma prática e descentralizada, para que as orientações e assessorias sejam realizadas diretamente com quem executa as políticas públicas municípios, em qualquer. E na assistência social, que é a mais preponderante dentro da Sejuf, tivemos a ideia de realizar esses eventos que estou coordenando”, explicou.
Dentre os tópicos que serão abordados, Tokano citou programas e projetos do Governo do Estado, incluindo financiamento e de cofinanciamento. “Temos visto em municípios de menor porte a necessidade de uma orientação mais prática. Então passaremos o dia inteiro nesse momento para tirar dúvidas sobre os programas do governo do Estado que são executados nos municípios e sobre a utilização dos recursos financeiros”, elencou.
As expectativas da Sejuf para essa reunião são positivas, já que devem reunir os técnicos que executam os programas dentro dos municípios para sanar dúvidas e passar orientações. “É muito mais difícil o município deslocar sua equipe até Curitiba, ou receber algum técnico da Sejuf ou profissional responsável pela questão do financiamento, cofinanciamento, projetos e programas estaduais. Fica muito mais fácil levar essas pessoas para perto dos gestores municipais e do profissional que realiza as ações. E essa é a essência do nosso encontro. Temos boa expectativa que será muito produtivo e que irá ao encontro das necessidades dos gestores municipais”, completou a coordenadora.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá