Londrina envia comitiva para os Jogos da Integração do Idoso pela primeira vez

A Prefeitura de Londrina, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), vai enviar, pela primeira vez, uma comitiva para os Jogos da Integração do Idoso (JIIDO). O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes (SEES), e será realizado na cidade de Maringá. A abertura dos jogos acontecerá nesta terça-feira (18) e as competições se encerram na sexta-feira (21).

Os Jogos da Integração do Idoso estão na 18ª edição e preveem a participação de 43 municípios do estado do Paraná. Serão mais de 800 idosos e 100 profissionais de educação física. Esta etapa dos jogos é denominada “Feliz Idade” e é voltada para os atletas iniciantes, pois eles participarão de oficinas esportivas adaptadas, com o objetivo de apresentar e desenvolver o gosto pelo esporte.

A comitiva de Londrina vai contar com a participação de 10 idosos, todos atendidos pelos serviços municipais de atividade física nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são os grupos E-multi, e dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs). Além dos idosos, a equipe também terá a participação de um profissional de educação física e uma enfermeira, que vão acompanhar e orientar os atletas durantes as atividades.

José Cândido Maia, 77 anos, é participante do grupo de atividade física da Vila Casoni e compartilha como está feliz por participar dessa experiência. “Faço parte do grupo Vila Casoni há 5 anos e, para mim, é uma grande novidade participar desses jogos. Temos um pouco de dificuldade para aprender os jogos, mas eu tenho certeza que nós vamos trazer o título para Londrina. Estou ansioso para fazer esta viagem e vou tentar fazer o meu melhor, em qualquer esporte que eles me colocarem”, disse José Cândido.

Edcarlos Aparecido Vacário, educador físico da SMS e responsável por acompanhar o grupo durante os quatro dias de jogos, ressaltou que a prática de atividade física faz bem para o corpo e a mente dos idosos. “O esporte é uma ferramenta de atividade física e de socialização dos idosos. Nós percebemos, desde o momento em que nós os convidamos para representar Londrina, a emoção deles em participar e viver essa experiência”, relatou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, falou sobre os benefícios das pessoas participarem destes eventos e desenvolverem uma rotina saudável. “Nós percebemos o entusiasmo dos idosos que vão participar dos jogos, o empenho no treino, e a alegria de viver essa nova experiência. É muito importante fomentar isso, tanto essa alegria, que faz bem para saúde mental, quanto a prática esportiva que traz muitos benefícios para a saúde das pessoas. E quando a competição acaba, os participantes permanecem animados para continuar participando dos grupos de atividade física das nossas unidades de saúde, mantendo uma rotina saudável”, detacou.

Por sua vez, Andrea Ramondini Danelon, secretária municipal do Idoso, apontou que essa motivação dos idosos é muito importante para eles. “Acredito que a primeira participação de Londrina, no JIIDO, vai trazer mais incentivo à prática de atividade física, esportiva, recreativa e cultural. Isso significa saúde, bem-estar e alegria de viver e, consequentemente, traz mais qualidade de vida para os idosos, além da socialização, que é muito importantes nesta fase da vida”, enfatizou.

O presidente da FEL, Claudemir Fattori, falou sobre os benefícios do exercício físico na terceira idade. Para ele, é muito importante a prática do exercício físico para as pessoas idosas porque isso fortalece o corpo e ajuda no desempenhos das atividades diárias, além de ser algo prazeroso para eles. “Toda atividade física é sinônimo de bem-estar. Para nós, da Fundação de Esportes de Londrina, enviar uma comitiva para os Jogos da Integração do Idoso é uma novidade que está ganhando ‘corpo’ e esperamos estar sempre presentes nessas competições, que acontecem duas vezes ao ano”, afirmou.

Os atletas de Londrina vão participar de todas as modalidades propostas nos jogos: vôlei de câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro, tênis de mesa, basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, dominó, xadrez, dama, além das atividades recreativas como bingo, baile e outras ações.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá