Neste sábado (7), a equipe feminina de handebol de Londrina conquistou a medalha de bronze no Campeonato Paranaense de Handebol – Chave Ouro 2023.Foi a primeira vez que o time jogou na 1ª divisão da competição (Chave de Ouro), após ter sido campeão da Chave Bronze (2021) e vice-campeão da Chave Prata (2022).
A disputa pela medalha de bronze foi contra a equipe de Jardim Alegre, e o time de Londrina saiu vitorioso com um placar de 32 a 30, na partida realizada em Cascavel. As atletas londrinenses haviam chegado à semifinal do torneio, tendo sido derrotadas por 29×15 pela equipe ACH Cascavel, em Maringá, no dia 27 de agosto.
O Campeonato Paranaense tem três divisões e as partidas tiveram início em março deste ano. No total, nove equipes participaram da Chave Ouro, incluindo as fortes equipes de Maringá, Cascavel e Sarandi, que também disputam a Liga Nacional. O time de Londrina, por sua vez, competiu em um total de 11 jogos, obtendo sete vitórias, um empate e três derrotas.
O técnico do time, Vinícius Garcia, disse que a equipe está muito feliz com o seu desempenho no torneio. “Além de ser uma equipe composta quase totalmente por atletas da casa, também conseguimos ficar à frente de equipes que disputam a Liga Nacional, e de equipes que jogam a Chave Ouro há anos”, explicou.
Garcia também deu destaque para as atletas Cecília, que foi artilheira da equipe no jogo, com 8 gols, e, para a goleira Mariana Thomaz, que foi eleita a melhor atleta da competição.
Os próximos campeonatos da equipe de handebol londrinense incluem os Jogos da Juventude, em outubro, e os Jogos Abertos, em novembro.
O time de handebol de Londrina conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Garcia comentou que o apoio do Feipe é essencial para o desenvolvimento do time, que além das equipes adultas, ainda conta com três projetos sociais e equipes de base. “Com esse apoio, conseguimos iniciar atletas, aperfeiçoar e manter um direcionamento esportivo em todas as categorias. Isso garante a continuidade dos atletas no esporte, aumentando nossa aproximação com a comunidade, assim como buscar parceiros para desenvolver os projetos a longo prazo e representar o município nas maiores competições do estado do Paraná”, disse.
O presidente da FEL, Marcelo Oguido, disse estar muito feliz pela conquista do time, e destacou que já vinha acompanhando o trabalho da equipe. “Eu venho acompanhando o desempenho da equipe feminina e masculina, e ambas vêm fazendo um trabalho muito bacana e com muito comprometimento, que é resultado da dedicação no dia a dia”, afirmou Oguido.
A final do campeonato, que será entre Maringá e Cascavel, ainda não tem data marcada devido ao fato de algumas atletas do time de Cascavel terem sido diagnosticadas com Covid-19.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá