Após 20 anos, Londrina volta a sediar uma competição para diferentes formações musicais de rua. O IV Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras deve reunir cerca de 1.500 músicos no Ginásio do Moringão, neste domingo (29), com 16 corporações diferentes representando várias regiões do estado. Bandas de Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Ponta Grossa, entre outras cidades, estão confirmadas. A entrada será 1kg de alimento não perecível. O Moringão fica localizado na Rua Gomes Carneiro, 315.
Um dos objetivos é retomar a tradição que faz parte da história de Londrina, cidade que já contou com formações musicais de expressão nacional, como a Banda Marcial do Colégio Marista e a Banda Marcial do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em diferentes épocas. Muitos músicos surgiram neste ambiente onde a disciplina, a dedicação e o companheirismo estão misturados à prática musical.
Referência – Maestro que tornou a Banda Marcelino Champagnat uma referência nacional, onde atuou por 25 anos, Francisco Venâncio é um dos fundadores da Liga Paranaense, em 2016, e hoje atua como coordenador técnico. “Estou envolvido com isso há 40 anos. Vários músicos saíram de bandas e hoje trabalham em orquestras. A Liga estava num movimento crescente, mas deu uma parada por causa da pandemia. Retomamos em 2022, quando o Campeonato Paranaense foi realizado em Apucarana”, ressaltou.
Durante a competição, as bandas se posicionam na quadra e desfilam obrigatoriamente pelas marcações, marchando e executando uma peça. Posteriormente, alinham-se em frente aos jurados para tocar as obras programadas. Cada apresentação dura, em média, 20 minutos. Os critérios de avaliação incluem uniformidade, marcialidade, marcha, alinhamento, garbo, afinação, performance e apresentação. Ao todo, são sete categorias, incluindo desde bandas de percussão a bandas sinfônicas.
Transformação pela arte – Coordenador administrativo da Liga Paranaense, da qual foi presidente por dois mandatos, o maestro Johnny Liberatti, da Banda Marcial de São José dos Pinhais, uma das mais destacadas do Paraná, confirmou a importância do evento. “O objetivo da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras é resgatar as formações que estão paradas ou adormecidas. Nosso intuito é educacional, a gente transforma a vida desses alunos pelas artes”, citou.
Para o ano que vem, a V edição do Campeonato Paranaense já está confirmada, e será realizada novamente em Londrina, desta vez no ambiente natural das bandas e fanfarras: as ruas, com desfiles públicos.
“O campeonato visa estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes mediante competições, incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas artísticas e contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo”, destacou Leirton Marques, da Hemize, empresa organizadora do evento ao lado da Liga Paranaense.
Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, o campeonato ajuda a despertar o interesse da comunidade: “É uma oportunidade, após 20 anos, de retomar e fomentar cada vez mais a competição das fanfarras. Tem muita gente envolvida com bandas e fanfarras. Esse evento é uma forma de aproximar a comunidade londrinense e atrair novos adeptos”, acrescentou.
As formações classificadas no domingo vão participar da competição nacional que será realizada em dezembro na cidade de Amparo (SP).
Texto: Assessoria de Imprensa – Ranulfo Pedreiro
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá