Comitiva italiana virá conhecer projetos tecnológicos londrinenses

O desenvolvimento social e econômico londrinense, o programa de industrialização, os avanços tecnológicos e as ações que estão sendo realizadas para o controle e preservação do meio ambiente local vêm se destacando internacionalmente. Prova disso é que uma comitiva de empresários e gestores públicos da cidade italiana de Modena, coirmã de Londrina, visitará empreendimentos londrinenses entre os dias 9 e 13 de dezembro. A visita está sendo coordenada pela Diretoria de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo de Londrina.

Gestores de algumas instituições italianas participaram, nesta quarta-feira (30), de uma reunião on-line (webinar) com parceiros londrinenses para apresentar planos e traçar os objetivos da visita. Da Itália, compareceram representantes da Hera, que opera na distribuição de gás, água, energia e eliminação de resíduos; a aMo, agência de Mobilidade e Transporte Público de Modena, e a AESS, agência para Energia e Desenvolvimento Sustentável. Já do lado de Londrina participaram diretores da Londrina Iluminação, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Companhia Paranaense de Gás (Compagas).

O prefeito Marcelo Belinati, acompanhado do vice João Mendonça, deu as boas-vindas aos participantes da reunião e realçou a importância da troca de experiências entre cidades coirmãs. Quem também mandou mensagem foi o prefeito eleito Tiago Amaral, que estava ao lado do vice Júnior dos Santos Rosa. Ele também reafirmou o compromisso de apoiar iniciativas do gênero, já a partir do começo do ano que vem. O prefeito de Modena, Massimo Mezzetti, também participou da chamada on-line e enalteceu a importância de se valorizar iniciativas de desenvolvimento, e sempre em sintonia com o meio ambiente

A proposta, na parceria internacional apresentada entre as partes, é promover ações e oportunidades na área de energia. O plano, denominado International Town Twinning on Energy and Resilience – New OpportunitieS (IL PROGETTO I.N.T.E.R.NOS), objetiva implementar projetos nas duas cidades que atendam a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso será feito através da discussão sobre políticas locais, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras na transição energética, transição digital e combate às desigualdades.

Segundo a diretora de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues, trata-se de um primeiro contato técnico entre as partes: “Tem sido frutífera a relação com Modena, após nossa reaproximação em 2022. Eles virão para cá para conhecer nossas experiências e, em 2025, uma delegação de Londrina irá retribuir a visita, para fortalecer e dar andamento a essas parcerias”, salienta.

Para ela, a contribuição técnica entre Londrina e Modena é uma excelente oportunidade para alavancar ainda mais o desenvolvimento socioeconômico dos dois municípios. “Vamos colocar em prática várias ações, o quanto antes”, destaca.

Para o cônsul honorário da Itália em Londrina, Bruno Veronesi, que também fez parte da abertura dos trabalhos, a cidade paranaense tem uma grande oportunidade de estreitar cada vez mais o relacionamento com Modena. Na sua apresentação, Veronesi lembrou que 40% da população de Londrina é descendente de italianos.

Um dos palestrantes foi o presidente da Londrina Iluminação (LI), Claudio Tedeschi. A companhia londrinense, responsável pela iluminação pública do município, tem dado grande importância para soluções tecnológicas que garantam melhor qualidade de iluminação, redução substancial de consumo e baixa produção de resíduos e descartes, já dentro da política de “Cidades Inteligentes” (smart cities).

Na sua apresentação, Tedeschi lembrou que o parque de iluminação pública de Londrina, que tem 62.707 pontos de luz, já é todo em Light Emmiting Diode (LED). Também destacou os projetos atualmente desenvolvidos pela empresa, como a instalação de iluminação fotovoltaica na rede de iluminação pública (“LED Solar”) e implantação de postes “inteligentes” multifuncionais (inclusive com câmeras de segurança, sinal WiFi, monitoramento meteorológico e outros elementos tecnológicos). Por fim, citou o desenvolvimento de novas soluções em iluminação e tecnologia através do uso do seu laboratório a céu aberto, o maior do Brasil, que fica no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Trabalhamos com um produto altamente desenvolvido, econômico e que respeita o meio ambiente”, salientou.

Outra empresa participante da parceria com os italianos é a Companhia Paranaense de Gás (Compagas). “Estamos contentes em fazer parte dessa iniciativa. Acreditamos no mercado potencial de Londrina e vamos juntos desenvolver essa cidade, tornando-a um modelo sustentável com o fornecimento de biometano a todos os setores de consumo”, salientou o CEO da empresa, Rafael Lamastra Junior.

Quem também faz parte do consórcio Londrina-Modena é o Sinduscon. Segundo a presidente do sindicato, Célia Catucci, o webinar foi uma grande oportunidade para o Sinduscon apresentar as iniciativas de sustentabilidade de suas associadas. “Entre outras ações, destacamos os lançamentos em áreas como o carregamento de carros elétricos e ações de compensação de carbono”, disse.

Conforme a presidente, as apresentações superaram as expectativas diante do imenso potencial de troca de experiências e tecnologias. “Modena possui cases na área de energia renovável. Acreditamos que, com a vinda da comitiva a Londrina, poderemos estreitar laços e prospectar futuras parcerias comerciais”.

Modena – Modena é, desde 1998, uma das 11 cidades internacionais coirmãs de Londrina. Ela tem impressionantes 2.207 anos e fica no norte da Itália. Foi fundada em 183 a.C. e está localizada na parte sul do Vale do Pó, no centro da região de Emília-Romagna, ao longo da antiga estrada romana, a Via Emília. É uma cidade de médio porte, com 185 mil habitantes, e capital da província (estado) de mesmo nome, que tem 700 mil habitantes.

A região é servida por uma importante rede rodoviária, ferroviária e aeroportuária, e ainda é facilmente acessível de bicicleta, pois também é atravessada por ciclovias de longa distância, como a “EuroVelo 7”, que liga o Polo Norte ao sul da Europa. É onde ficam a sede de empresas como a Ferrari, Maserati e outras indústrias tecnológicas italianas de renome internacional. Modena é terra natal do famoso tenor Luciano Pavarotti, falecido há 14 anos. A cidade fica na região italiana com a maior renda per capita daquele país.

Presenças – Participaram do webinar entre Londrina e Modena, além do prefeito Marcelo Belinati e do prefeito eleito Tiago Amaral, os vices João Mendonça e Junior dos Santos Rosa, e o prefeito de Modena Massimo Mezzetti; o secretário de Ambiente, Economia Circular e Transição Ecológica de Modena, Vittorio Molinari; e o secretário de Promoção Econômica e Atratividade, Agricultura e Cooperação, Paolo Zanca.

Também participaram a diretora do Escritório de Relações Internacionais daquela localidade, Antonella Buja, que também é coordenadora de Projetos Estratégicos e Bureau de Projetos Europa, além de Giovanni Franco Orlando e Erica Orrù, da equipe do Escritório de Relações Internacionais de Modena.

O lado institucional dos italianos de Modena e região esteve representado por Asya Bornazzini, especialista em Inovação da HERA; Stefano Reggianini, CEO da aMo e Daniele Berselli, diretora da empresa; e Piergabriele Andreoli, diretor da AESS.

Londrina – Representando Londrina estavam Liz Rodrigues e a coordenadora de Projetos da SeGov, Claudia Prazeres, o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, o cônsul Bruno Veronesi; o CEO da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Rafael Lamastra Junior, a assessora de Comunicação e Relações Institucionais da empresa, Ana Paula Feitoza, e a presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina (Sinduscon), Celia Catussi.

O grupo de Londrina participou das transmissões diretamente da sede do Sinduscon, na Avenida Maringá.

—————————————————————-

Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com a diretora de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues, pelo telefone (43) 3372-4031.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá