Neste sábado (8), a partir das 16h30, a Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, localizada na Avenida Guilherme de Almeida, 2260 (Jardim Itapoã), realiza mais um encontro do Clube Amigos de Palavra. Desta vez, o tema do bate-papo é o livro “Um Corpo na Biblioteca”, de Agatha Christie. Para aqueles que ainda não participam do clube, é necessário confirmar presença pelo telefone (43) 3372-4853.
Atualmente, a organização está presente em Londrina e Maringá, com reuniões mensais em ambos os municípios. Em Londrina, os encontros são realizados no segundo sábado de cada mês e, em Maringá, no último sábado. As atividades são abertas ao público em geral, para pessoas de qualquer idade.
De acordo com a cofundadora do Clube Amigos de Palavra, Kelly Shimohiro, as reuniões funcionam como um espaço de diálogo livre. “Cada participante fala da sua experiência com o livro, com seu conteúdo, seus temas, contextos, relacionando tudo isso à sua própria história. Os Amigos de Palavra trazem também, e talvez sobretudo, um laço forte de amizade e companheirismo, que extrapola nossas discussões literárias. Costumamos brincar que somos uma máfia de palavra, nos tornamos uma família em que o sangue que nos une é a literatura”, destacou.
O Clube Amigos de Palavra foi iniciado em 2015 pelas escritoras e mediadoras do clube, Dany Fran e Kelly Shimohiro, com o intuito de se aproximar dos leitores, discutindo o mundo da literatura e como ele transforma as pessoas a partir das trocas de ideias e compartilhamento de histórias. A lista de livros que serão debatidos no decorrer do ano é votada democraticamente, no primeiro encontro de cada ano.
Para a diretora das Bibliotecas Públicas de Londrina, Leda Araújo, as ações literárias e culturais são fundamentais para a formação do ser humano. “Ações como essa são o carro-chefe para trazer o público para dentro de nossas bibliotecas. Na atualidade, as bibliotecas possuem uma atuação ampla e complexa que envolve organizar, buscar, mediar e disponibilizar o acesso à informação, ao livro e à leitura; é função das bibliotecas desenvolver e formar cidadãos críticos e reflexivos”, ressaltou.
Shimohiro relata que o clube sempre desenvolve algo especial para os encontros, com elementos criativos, lúdicos, imaginários, emocionais e reflexivos. “Somos um grupo performático e gostamos de brincar com o enredo do livro. Nos caracterizamos como os personagens, ou fazemos um banquete à moda do livro. Trabalhamos juntos as histórias lidas, os afetos que elas nos evocam, discutimos seu contexto histórico-político, as identificações ou não com os personagens e suas trajetórias”.
Os encontros do Clube Amigos de Palavra têm o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas de Londrina.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, pelo telefone (43) 3372-4853.
Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá