Avenida Castelo Branco passa por revitalização de asfalto em trecho de 2 km

A Prefeitura de Londrina está recuperando o pavimento asfáltico da avenida Presidente Castelo Branco, que conecta a área central à região oeste da cidade, em direção à Universidade Estadual de Londrina (UEL). Um trecho de 2 km passa por melhorias de pista, desde a avenida Maringá até a rotatória com a rua da Paz, próxima à entrada da UEL.

Em estágio avançado, os trabalhos fazem parte de um pacote amplo que abrange serviços de asfalto em 25 vias, ao todo, envolvendo bairros como os jardins Presidente, Bancários, Andrade, Campo Belo, Palermo, Sumaré, San Remo e Champagnat. Essas atividades tiveram início no começo de fevereiro.

No trajeto de 2 km da avenida Castelo Branco a primeira parte já foi concluída, com reperfilagem asfáltica realizada entre a avenida Maringá e a rua Foz do Iguaçu. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está finalizando a pintura e sinalização viária nessa extensão de 700 metros, aproximadamente.

Na continuidade, a partir deste ponto, até a rotatória chegando à UEL, a Prefeitura também já concluiu a reperfilagem. Este trecho, de cerca de 1,3 km, mais deteriorado, ainda receberá tratamento de micropavimentação para arrematar o processo com uma pista mais sólida e duradoura.

A empresa Pizzo Engenharia está executando as melhorias nessa avenida e em todas as outras ruas envolvidas nesse conjunto.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, mais um pacote de serviços, abrangendo várias ruas, está sendo bem executado pela Prefeitura para restaurar trechos de asfalto desgastados. “Essa sequência, envolvendo bairros da região oeste, tem como eixo central a avenida Castelo Branco, onde 2 km de pista ficarão renovados, passando por abrangências importantes no sentido UEL. Outras diversas ruas passaram por melhorias em áreas próximas da avenida Maringá e Tiradentes, por exemplo, que são polos comerciais e residenciais, onde existem instituições de ensino e uma gama variada de serviços, além de interligarem diferentes regiões e serem muito movimentadas durante todo o dia”, acentuou.

Dentro dessa frente de pavimentação, o Município já concluiu a reperfilagem de asfalto nas ruas Ponta Grossa e Tomazina, entre a avenida Tiradentes e a rua Ibiporã, próximo à avenida Maringá. Na mesma área, foi revitalizada a Travessa Clevelândia. A rua Deputado Fernando Ferrari, perto do Teatro Marista, também já recebeu o tratamento asfáltico, assim como as ruas Astorga e Paranavaí, sentido avenida Presidente Castelo Branco.

Na mesma abrangência, outras vias onde a ação foi finalizada são as ruas Voluntários da Pátria, Presidente Bernardes, Florindo Furlan, Gregório Cherbaty e Cap. Vicente Januzi Filho. Já mais próximo à avenida Arthur Thomas, foram contempladas as ruas Marília, Cambuquira, Lins, Lindóia, Alfredo Battini e Guarapari. E a rua Fernando Monteiro Furtado, no Jardim Guanabara, também entrou no mesmo cronograma.

Ainda passarão pelas melhorias as ruas Maine, Olavo Bilac, Joubert de Carvalho, Governador Valadares, Manoel Ricardo de Holanda, Hiroko Yoshimoto, além da avenida Maringá.

As melhorias inclusas nesse pacote são operadas com recursos municipais, via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), celebrado pelo Município junto à Caixa Econômica Federal. Com esse modelo de financiamento, a Prefeitura conta com R$ 100 milhões para fazer ações por toda a cidade, incluindo recapes, reperfilagens, implantações de micropavimentação, construção de obras de infraestrutura e trabalhos de regularização fundiária.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá