A 18ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDO) começa amanhã (7). A Comitiva de Londrina, composta por 30 atletas, participa pela primeira vez disputando a Série Prata. A presença dos atletas foi viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Na terça-feira os atletas foram oficialmente apresentados na sede do Samu. Eles foram selecionados através dos grupos de atividades físicas que são realizadas pelas Equipes Multiprofissionais de Saúde, atreladas à Unidades Básicas de Saúde (UBS). Só podem participar do JIIDO, os atletas, homens e mulheres, com pelo menos 60 anos completados no ano de realização do evento. Eles podem competir em até duas atividades esportivas adaptadas por dia.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que o primeiro contato que Londrina teve com os Jogos foi em junho. A convite do governo estadual, então, foi enviada uma equipe de 10 idosos que competiu na etapa “Feliz Idade” realizada em Maringá. “Esses primeiros grupos que estão participando dos jogos vão entrar para a história. Eles vão pavimentar a estrada para que isso continue sendo uma política pública da Secretaria de Saúde”, afirmou.
Para Machado, a participação nos jogos resultam em histórias de superação e novas formas de recomeçar a vida para cidadãos que se sentem limitados pela idade. “Nós acreditamos que nesses três meses de treinamento e convivência, os atletas fortaleceram os vínculos e melhoraram sua qualidade de vida. Através do esporte a gente chega no nosso objetivo: promover saúde. Essa é a essência da atenção básica”.
A comitiva treinou por 3 meses para se preparar para o JIIDO. Até o dia 12 de novembro, os atletas londrinenses enfrentarão 40 municípios na Série Prata, que será realizada em Pontal do Paraná, cidade no litoral do estado. As categorias disputadas serão vôlei câmbio, peteca, vôlei no escuro, vôlei de praia, handebol zona, basquete relógio, dama, dominó e tênis de mesa.
O educador físico Geder Harami contou sobre relatos de idosos que perderam mais de 5 quilos com a prática da atividade física em conjunto com mudanças de hábitos de alimentação. Para o treinador, promover a saúde é a meta principal e, para isso, incentivar a equipe a continuar treinando para futuras competições também é importante. “Nosso objetivo é participar de todas as modalidades para que os idosos tenham essa vivência e se animem para a fase ouro do ano que vem”, antecipou Harami.
Com 65 anos, a aposentada Aparecida Custódio Derval é uma das participantes que vai encarar o desafio de competir nos Jogos. Animada para o JIIDO, ela diz que se sente contagiada pela determinação e alegria do grupo. “É a primeira vez que vou ver a praia e o melhor; acompanhada de gente amiga”, acrescenta. A atleta conta ainda que a atividade de que mais gosta é o basquete. Confiante, afirma que não perde nenhum treino e aposta na vitória.
JIIDO – Os Jogos da Integração do Idoso começaram em 1995, em Guaratuba. Iniciativa do Governo do Estado eles tem o propósito de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas entre pessoas da terceira idade.
Esses jogos tornaram-se um evento tradicional nas cidades que implementaram modalidades esportivas adaptadas para o público idoso. Em 2019, o JIIDO ganhou o status de Jogos Oficiais do Estado, com a adesão de 15 municípios. Em 2021, mais de 40 municípios paranaenses participaram das atividades realizadas em Praia de Leste e Guaratuba.
Organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, os Jogos de Integração do Idoso – JIIDO – contam com o apoio do CREF-PR e das prefeituras municipais.
Texto: Maria Dalben, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá