No próximo sábado (29), a jornalista e podcaster Rakelly Calliari ministrará a Oficina de Criação de Áudio Documentário: Roteiro e Edição, a partir das 9h, na Vila Cultural Alma Brasil, localizada na rua Argentina, 693. A atividade é gratuita e está com 10 vagas disponíveis para novos participantes.
Para participar, é necessário ser maior de 18 anos, ter interesse em temas culturais do município e comprometimento para estar presente em todas as etapas da oficina. As inscrições podem ser feitas a partir deste link.
No dia, a atividade será dividida em duas partes, uma de manhã e outra no período da tarde. A primeira começa às 9h, seguindo até às 12h. Já a segunda será das 14h às 17h.
Focada no desenvolvimento de roteiros, a oficina abordará técnicas de como contar histórias reais por meio de sons, com técnicas, formatos e práticas de produção para documentário sonoro. Será também abordado sobre as técnicas de edição, os programas utilizados e, de forma mais conceitual, como editar. Além desses conhecimentos específicos, a proposta é fornecer habilidades e conhecimentos básicos para que os participantes possam desenvolver podcasts próprios na grade de programação da web rádio.
Durante o encontro será também realizada uma análise sobre um áudio documentário em produção pela Alma Londrina a partir da oficina anterior, também ministrada por Rakelly, abordando a história do samba em Londrina. Com 12 horas de material captado, essas serão agora utilizadas como conteúdo para a nova aula, concluindo o roteiro, edição e montagem do produto. Com isso, os materiais produzidos devem integrar a programação da rádio web. Mesmo com esse elemento conectando o encontro de sábado à oficina anterior, a ação não é exclusiva para quem participou dela.
O projeto da Alma Londrina Rádio Web é coordenado pelo jornalista Daniel Thomas e conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
“Não é uma obrigatoriedade, mas eu gosto de sempre apresentar algo novo em cada etapa do projeto. Dessa vez a novidade são essas oficinas de criação de podcast e esta de sábado será a quarta a ser realizada”, apontou Thomas.
Desde 2012, na primeira versão aprovada do projeto Alma Londrina Rádio Web, já eram realizados dois ciclos de oficinas: ciclo de capacitação e ciclo de formação. No ciclo de capacitação, as atividades eram voltadas para a comunidade geral que fosse entusiasta do rádio, estudantes de comunicação e colaboradores do projeto, para também capacitar a própria equipe de produção. Já o ciclo de formação era focado em adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo de 12 anos, o projeto de oficinas se desenvolveu e se aprimorou. Um exemplo é o Estúdio de Rádio Móvel, uma evolução das primeiras oficinas do ciclo de formação, atendendo jovens encaminhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação. Recentemente, a iniciativa foi realizada oito vezes, sendo quatro em escolas municipais e quatro em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“A ideia surgiu de uma conversa que tive com a Rakelly. Ela desenvolveu um áudio documentário e, quando viu que a gente estava oferecendo oficina de podcast, pediu um espaço para falar sobre a experiência dela com esse projeto. Foi quando eu sugeri de fazermos a oficina com foco em áudio documentário”, contou o coordenador da rádio web.
Voluntária da rádio web de longa data, Calliari ministra oficinas desde a fundação da Alma Londrina, em 2012, já sobre documentários autorais e formatos criativos de documentação em áudio. Por cinco anos, produziu o programa Batuque na Cozinha, focado em música e cultura popular brasileira. Além disso, atuou como coordenadora do núcleo de comunicação popular e comunitária da Vila Cultural Alma Brasil por cerca de dois anos.
Além de jornalista e podcaster, a ministrante é doutora em meios e processos audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em comunicação visual pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduada em história social pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de ter experiência como pesquisadora de documentários criativos em áudio.
“De 2018 a 2022 eu precisei me afastar um pouco para cursar o doutorado, em que pesquisei justamente essa temática dos áudio documentários autorais criativos. Ano passado, depois da conclusão do doutorado, eu voltei a produzir e a ser voluntária”, relatou a jornalista.
A cobertura do evento será feita pela equipe da Alma Londrina Rádio Web, com matéria especial no Podcast da Alma, além de imagens e depoimentos na WebTV. Todo o conteúdo será publicado no site da rádio web.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá