Neste fim de semana, a equipe feminina da APVE Londrina Basketball disputará, em Foz do Iguaçu, a fase final – Final Four – do Campeonato Paranaense 2023 adulto. O time enfrenta a ADRM Maringá pela semifinal no sábado (28), em duelo único e decisivo que vale vaga para a finalíssima do estadual. A partida será às 17h, no Ginásio de Esportes da Abasfi. Quem vencer o confronto vai disputar o título paranaense contra a ganhadora da outra chave da semi, entre a Abasfi/Foz, líder na primeira fase, e o São José dos Pinhais/Guaxo, que avançou em 4º lugar. A partida irá ocorrer no mesmo dia, às 19h.
Já a grande final será jogada no domingo (29), às 15h30. Antes, haverá a decisão de terceiro lugar, às 13h30. Todos os jogos do Final Four terão entrada gratuita no ginásio da Abasfi/Foz e serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e Facebook da Federação Paranaense de Basketball.
Classificadas na terceira posição da fase classificatória, as londrinenses terão pela frente, na semi, o time de Maringá, que passou em segundo lugar. Na primeira fase do campeonato, de pontos corridos em turno e returno, as equipes se enfrentaram duas vezes com uma vitória para cada lado. Em Londrina, o time visitante ganhou por 62 a 57, e a APVE alcançou a vitória fora de casa pelo placar de 62 a 51.
As atletas estão se preparando para o Final Four com treinamentos diários no Ginásio do Jardim Bandeirantes, que vão até esta sexta-feira (27), véspera da partida, quando o time embarca à noite para Foz do Iguaçu.
O treinador da APVE Londrina, Marival Mazzio Junior, frisou que o desafio diante das maringaenses será complicado, tanto pela qualidade das adversárias como pelos desfalques que a equipe terá. “A ADRM Maringá está disputando o Campeonato Brasileiro Feminino Interclubes Sub-23, do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), classificada entre os oito melhores times. Elas são um conjunto forte e entrosado, então teremos um duelo dificílimo. Além disso, perdemos três atletas importantes que saíram ao longo da competição, e outras seis garotas que acabaram de ser campeãs com Londrina nos Jogos da Juventude do Paraná, com idades entre 17 e 18 anos, não poderão atuar nas finais porque terão o Vestibular da UEL. Entre elas, está a ala Camila que é cestinha desse time”, afirmou.
No entanto, o técnico ressaltou que o elenco tem várias opções e irá para Foz do Iguaçu com três meninas de 16 anos completando o plantel para os jogos finais do torneio. “Temos como fator importante a manutenção do grupo de jogadoras que já vem atuando há três anos, este é um ponto forte de entrosamento e conjunto. E não falta disposição e entrega em quadra, bem como muita vontade de querer crescer, vencer e disputar campeonatos ainda mais fortes”, salientou Junior.
Caso vença o Maringá e chegue à final, o time superará a campanha do ano anterior no Paranaense, quando terminou em terceiro lugar. Na outra chave da semifinal está a Abasfi/Foz, que levantou o troféu estadual em 2022 e também conquistou o Brasileiro Sub-23. Elas enfrentarão o São José dos Pinhais/Guaxo.
O projeto da APVE Londrina Basketball conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), com recursos geridos pela Fundação de Esportes (FEL).
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá