Campanha recolhe cerca de cinco toneladas de lixo eletrônico

Notícias em Destaque

Campanha recolhe cerca de cinco toneladas de lixo eletrônico

Cerca de cinco toneladas de computadores, impressoras, aparelhos de TV e outros equipamentos que poderiam ter uma destinação incorreta e poluir a natureza, foram recolhidos pela Campanha E-Lixo, durante a Semana do Meio Ambiente. A cooperativa Coopercanção, formada por famílias de baixa renda, irá separar os materiais para comercializar com empresas de reciclagem. A campanha é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-PR) e contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
O secretário de Meio Ambiente, Jaime Dallagnol, agradeceu a parceria do Sescap-PR em participar da Semana e realizar uma ação que promova a educação ambiental. “A Sescap-PR é um exemplo para outros sindicatos e associações que podem contribuir com o poder público”, destacou.
Segundo a diretora regional do Sescap-PR, Miriam da Silva Braz, mais do que os materiais coletados, a campanha ajuda na conscientização da população sobre a importância da correta destinação do lixo eletrônico. “Esses aparelhos se forem descartados de maneira incorreta, tornam-se um grave problema ambiental. E a campanha é uma forma de relembrar as pessoas disso”, afirmou. 
O fiscal da Coopercanção, Milton Félix da Silva, destacou que além dos materiais recolhidos, a campanha também auxilia na divulgação do trabalho dos cooperados. “A campanha é muito boa pra gente, porque muitas pessoas ainda não sabem que tem a cooperativa”, disse. 
A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Sema e conta com o apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Serviços Públicos. A programação prossegue até esta sexta, 9, com atividades da van de educação ambiental no Parque Alfredo Nyffeler, entre as 14h30 e 16 horas. 
E-Lixo
A Campanha E-Lixo está em sua sexta edição. Surgiu em 2011 para resolver um problema de acúmulos de aparelhos eletrônicos inutilizados nas empresas representadas pelo Sescap-PR e com o sucesso da campanha, tornou-se uma ação pública, com a participação da sociedade. Até hoje a E-Lixo já deu um destino correto a mais de 348 toneladas de materiais descartáveis nos municípios de Arapongas, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.

Outras Notícias


Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá