A iluminação pública, mantida pela prefeitura por meio da Londrina Iluminação, é considerada o melhor serviço público de Londrina. Uma pesquisa do Fórum Permanente de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina (Fórum Desenvolve Londrina), publicada recentemente, mostra que 37,2% dos entrevistados consideram a iluminação o “aspecto mais positivo da cidade”. Em segundo lugar fica a “coleta de lixo”, com 29,7%; e em terceiro as “áreas verdes, praças e parques”, com 23,5%. A coleta faz parte do mais recente “Manual de Indicadores de Desenvolvimento 2024” (19ª edição), realizada entre 23 de agosto e 29 de setembro pela Litz Estratégia e Marketing, e foram ouvidas 600 pessoas distribuídas nas diferentes regiões da cidade.
É a primeira vez que a iluminação fica em primeiro lugar no questionário do conceituado Fórum, cuja pesquisa é realizada todos os anos. Em 2023 o serviço ficou em 3º lugar, com 34,3% da preferência. A sensação do londrinense sobre todos os aspectos positivos da cidade passou a integrar o Manual de Indicadores de Desenvolvimento em 2012, já dentro da “Pesquisa de Percepção da População” sobre a cidade de Londrina . A coletânea em si, com outros dados, é divulgada pelo Fórum desde 2007, contendo outras informações detalhadas.
“Este desempenho é fruto dos esforços dos nossos sessenta colaboradores, que são altamente qualificados e possuem excelente produtividade”, aponta o presidente da companhia londrinense, Claudio Tedeschi. Ele destaca, ainda, o papel preponderante do Conselho de Administração da empresa, “sempre ativo e atento”, além do prefeito Marcelo Belinati, que dá todo apoio aos projetos da companhia “e sempre empunhou a bandeira da modernização da iluminação pública”.
Para o presidente da Londrina Iluminação, a melhora progressiva na avaliação sobre a iluminação pública decorre, especialmente, da implantação e execução do programa “Londrina Cidade Iluminada”, da prefeitura, que foi executado pela Londrina Iluminação de 2019 a 2024 com a modernização de todos os 62.707 pontos de luz urbanos do município, incluindo a sede dos distritos, patrimônios e vilas rurais.
Todas as antigas lâmpadas, que iluminavam pouco e gastavam muita energia, foram substituídas pelas modernas luminárias de tecnologia LED, que iluminam muito e gastam pouco: “Isso certamente refletiu positivamente na opinião pública, que percebeu uma significativa evolução na iluminação dos espaços públicos”. O presidente da LI explica que a nova tecnologia tem alta eficiência energética, e oferece maior sensação de segurança, iluminação mais adequada, melhor visualização do tráfego de veículos e de mobilidade urbana.
Londrina está entre as primeiras cidades do país, entre 200 mil e 1,8 milhão de habitantes, a ter o seu parque de iluminação pública com toda a iluminação em LED. Uma pequena amostragem nacional, da qual constam cidades como Araçatuba (SP), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Joinville (SC), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), S. J. Rio Preto (SP) e Sorocaba (SP), aponta que todas elas ainda estão em fase de modernização da iluminação urbana.
A ampliação do serviço com a implantação de iluminação em viadutos, campos de futebol e em quadras poliesportivas da periferia também pode justificar o 1º lugar na percepção do londrinense na 13ª amostragem anual. São serviços (implantação e modernização de projetores de luz) que antes não eram feitos adequadamente e que passaram a ser a partir de 2021. Além disso, os programas de iluminação decorativa de alguns monumentos públicos, em campanhas de datas comemorativas, e ainda a decoração natalina que acontece todos os anos, também contribuem para a boa avaliação.
Manutenção – Outra tese que pode justificar a preferência pela iluminação pública é o baixíssimo número de chamados para manutenção e conserto de luminárias. O sistema interno executado pela Londrina Iluminação para proceder reparos nas luminárias dos postes de ruas, avenidas e de praças públicas possibilita manter um número extremamente reduzido de atendimento. Hoje, a companhia mantém uma média cíclica de 230 chamados abertos, no universo das 63 mil luminárias que existem no parque de iluminação pública do município. Isso quer dizer que 99,6% dos pontos de luz de Londrina estão funcionando todas as noites – um índice considerado excelente para cidades do porte de Londrina: “Em média, atendemos os chamados em 72 horas, gaquando poderíamos atender em 120 horas, conforme o nosso contrato [com a prefeitura]”.
O Fórum – Criado em 2005, o Fórum Desenvolve Londrina é o resultado da união de entidades e cidadãos locais com o objetivo de, conjuntamente, examinar soluções comunitárias, refletindo a crença compartilhada na importância da participação da população para edificar uma sociedade mais justa e humana. O papel da entidade é, dentre outros aspectos, prospectar o futuro, promover o processo permanente de planejamento estratégico integrado e participativo e criar e manter um ambiente favorável para o desenvolvimento do município.
PARA ENTREVISTAS: Claudio Tedeschi, presidente da Londrina Iluminação. Contato: Marcelino (43) 3375-2764, 99995-1403.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá