A 7ª Conferência Municipal da Cidade de Londrina será realizada neste sábado (7), das 8h às 18h30, no auditório do Centro de Educação Infantil Valéria Veronesi (Rua Benjamin Constant, 800). O evento terá como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para as Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. A realização é do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina (CMPGT).
Toda população de Londrina está convidada a participar por meio dos seus segmentos vinculados à gestão pública como os movimentos populares, organizações não governamentais, entidades sindicais de trabalhadores e de empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais acadêmicas e de pesquisa, assim como representantes de conselhos profissionais.
As inscrições foram prorrogadas até às 18h de hoje (5). Aqueles que quiserem se inscrever como delegados, devem acessar o site do Ippul (clique aqui). Já os participantes em geral podem se inscrever tanto pelo site quanto na entrada do evento.
A conferência vai eleger os representantes de Londrina para a etapa da Conferência Estadual das Cidades e, posteriormente, para a Nacional. Também articulará e integrará as diferentes esferas e políticas urbanas – Política Municipal de Habitação; Acessibilidade e Mobilidade; Transportes e Trânsito; Saneamento Ambiental e Meio Ambiente; Regularização Fundiária do Município e Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, em conformidade com o Plano Diretor, direcionando as propostas para todas as esferas da Federação.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, Rubens Ventura, as discussões serão pautadas nas políticas públicas e diretrizes que representam a realidade do município de Londrina e que colaborem com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Serão três eixos de debate, com o objetivo de propor soluções sustentáveis para os problemas urbanos que a sociedade enfrenta: “Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas”; “Gestão estratégica e financiamento” e “Grandes temas transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território inclusivo e com justiça social”.
Às 9h, a conferência vai contar com uma palestra que vai debater o tema da conferência. As palestrantes serão Beatriz Fleury da Silva, professora e coordenadora acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Olívia Orquiza de Carvalho Zara, professora colaboradora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá