Notícias em Destaque
19/06/2018 – Vacinação é liberada para todos profissionais da rede pública e privada de ensino
Todos os trabalhadores de escolas municipais e estaduais da rede pública ou privada de ensino podem tomar a vacina contra gripe (Influenza), mediante declaração da atividade. A Secretaria de Saúde alerta para o último prazo para a imunização, sábado 23 de junho, quando todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Sala da Vacina estarão de plantão, das 8 às 17 horas.
Podem se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, professores das redes pública e privada, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas mediante prescrição médica, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. A vacina é contra indicada aos alérgicos a ovo. Necessário levar documento de identificação (RG ou CPF) e a carteira de vacinação.
A vacina protege contra os três vírus que mais tiveram casos confirmados em 2017: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A coordenadora de imunobiológicos, Edlene Aceti Goes, lembra que a transmissão aumenta com os ambientes aglomerados e os riscos de pegar gripe aumentam.
A dose pode ser tomada mesmo se a pessoa estiver com gripe, inclusive ingerindo medicamentos. A vacina só adiada se o paciente estiver com febre alta sem saber a origem. Crianças que receberam a vacina pela primeira vez em 2018 precisam receber a 2ª dose após 30 dias da primeira.
Saiba mais
Coord. e Controle de Imunobiológicos
(44) 3218-3120 ou 3218-3116
Sala da Vacina
Av. Prudente de Morais, 885
das 7 às 17 horas
**A UBS Zona Sul está com vacinação até as 19 horas e a UBS Quebec até as 20 horas
Outras Notícias
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá