15/05/2018 – Luta Antimanicomial é alvo de ações da Saúde nesta semana

Notícias em Destaque

15/05/2018 – Luta Antimanicomial é alvo de ações da Saúde nesta semana

Tratamentos substitutivos às internações em hospitais psiquiátricos que priorizassem o retorno do paciente à sua rede social, bem como a manutenção dos direitos cidadãos, são alvos de movimento que instituiu 18 de maio como Dia da Luta Antomanicomial. Neste ano, em Maringá, as ações que remetem à data acontecem nos dias 16, 17 e 24. A iniciativa é da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, com a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Desde 1980, uma forte corrente entre profissionais do meio prevê a reestruturação da atenção psiquiátrica, substituindo, progressivamente, as instituições de internamento e asilo por uma rede de ação integral, que une profissionais multissetoriais e tratamento adequado para familiares. 
Atendimento em saúde mental nos Centros de Assistência Psicossociais (CAPS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em outros serviços de base, são práticas já instauradas  que vão de encontro com a proposta. “Precisamos olhar o sujeito como um todo”, cita a coordenadora de Saúde Mental, Maria Heloísa Cella, que realça a importância de o tratamento ser direcionado de acordo com a necessidade do paciente, eliminando qualquer generalização. “Os CAPs sempre buscam o tratamento individual da pessoa. Também é muito importante a ação em conjunto com a família, que é acompanhada pelos profissionais”, finaliza. 
Em Maringá, a descentralização do atendimento é focada em tratamento e prevenção. Nesse sentido, os CAPS atuam num esquema integrado com outras frentes municipais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Emergência Psiquiátrica, dentre outros. 
Quatro espaços especializados integram a proposta: CAPSi, atendendo público infantil e jovem; CAPSad, com foco no tratamento de casos que envolvam álcool e drogas; e CAPS II e III, com ações voltadas ao público maior de 18 anos – o último presta atendimento 24 horas. Somados ao Consultório na Rua, Emergência Psiquiátrica Pública (Hospital Municipal) e três residências terapêuticas que abrigam pacientes sob tutela do estado, é formada a Rede de Saúde Mental. 
18 de maio
A programação deste ano é divida em três dias de palestras e passeata com profissionais e pacientes dos CAPs. Todas as ações são direcionadas aos profissionais da Saúde. Confira o cronograma: 
16/05 (Quarta): Das 8h às 12h, palestra com o tema “Luta Antimanicomial” é ministrada pela professora Natália Barzaghi. Também na data, as profissionais da Secretaria de Saúde, Jucelei Pascoal Boarreto e Claudia Marcela Fazenda, apresentam o tema “Acolhimento a Saúde Mental nas UBS e Terapia Comunitária”. Ambas as palestras acontecem no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal.
17/05 (Quinta): Celebração alusiva à comemoração do dia 18 de maio. Às 8h, é realizada abertura do evento com a participação de autoridades, no Hélio Moreira. Após, ocorre a passeata com profissionais e pacientes dos CAPS de Maringá e região, com saída da Prefeitura e volta na quadra do Paço Municipal. Na mesma ocasião, há apresentação cultural dos atendidos pelos centros. 
24/05 (Quinta): Encerramento da celebração ocorre das 8h às 12, no bloco B33 da UEM. Os palestrantes Leonardo Pinho e Márcia Campos abordam o tema “Saúde mental e Economia Solidária”.
As inscrições dos profissionais podem ser realizadas na Assessoria de Formação e Capacitação Permanente dos Trabalhadores de Saúde (Cecaps) até o dia anterior aos eventos. 
Saiba mais
Secretaria de Saúde – Coordenação de Saúde Mental (44) 3218-3163.

Outras Notícias


Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá