Notícias em Destaque
13/02/2019 – Agentes de endemias intensificam trabalho de combate à dengue
Agentes de combate a endemias realizaram nesta quarta, 13, vistorias em imóveis de Maringá para combater a infestação do mosquito transmissor da dengue. Mesmo com o tempo chuvoso, a força tarefa teve foco nos bairros com alto risco de infestação, conforme apontados pelo Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti, realizado entre os dias 21 e 25 de janeiro, e apresentado nesta terça, 12, apontando média de 4,2% no município.
Segundo o relatório, a região da UBS Paraíso (Conj. Madrid, Cj. Cidade Canção, Jd. São Paulo) é a que mais preocupa. Já a região da UBS Cidade Alta vem em segundo lugar com 6,9% de larvas encontradas. Em terceiro, as UBSs Céu Azul e São Silvestre com 6,7%.
Durante o trabalho, os agentes identificam situações que podem contribuir com criadouros que não podem ser eliminados. Além disso, eles orientam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para se evitar a propagação da doença. De acordo com o secretário de Saúde, Jair Biatto, ainda há resistência por parte de alguns moradores em permitir que agentes cumpram o trabalho.
Com 54,75%, nossa pesquisa apontou que os principais criadouros do mosquito são encontrados em lixos intra domiciliares, ou seja, dentro das casas. Portanto, pedimos a colaboração e apoio da população tanto para o descarte correto de resíduos, como para limpeza em quintais e terrenos baldios, disse.
A proposta da Secretaria de Saúde do município é a unificação dos 360 agentes comunitários de saúde com os 170 agentes do setor de controle de endemias, da Vigilância Sanitária, para a importância de conscientização da presença de criadouros na cidade e distritos, combatendo fortemente a presença do Aedes aegypti.
Atualmente, o município conta com o trabalho de 21 equipes de endemias para vistoria em 219.602 imóveis da cidade e distritos. O horário de trabalho é de segunda a sexta, das 8 horas às 17h30 e, eventualmente, aos sábados. O tempo de vistoria por residência é entre cinco e 10 minutos e todos são identificados com uniforme, crachá e bolsas da Prefeitura. Veja no anexo o resultado da apresentação do primeiro Lira.
Outras Notícias
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá