Notícias em Destaque
10/10/2017 – Flim define programação e confirma escritores internacionais
Autor de 27 livros desde sua estreia na literatura em 2001, o português Gonçalo Tavares está entre os escritores confirmados para participar da Festa Internacional Literária de Maringá (Flim), que será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro no Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio (praça da Prefeitura). Além de escritores, o evento vai fomentar o conhecimento com participação de profissionais de diversas áreas, como educação e dramaturgia.
′Literatura muda mundos?′ é o tema da festa literária, que enfatiza a multiplicidade da manifestação artística para estimular o debate sobre o conhecimento e sua importância como recurso transformador. O texto literário se conecta com diversas outras manifestações artísticas, como música, teatro, cinema e artes visuais. Vamos promover o diálogo entre as artes e inserir as pessoas nesse debate, afirma o secretário de Cultura, Rael Toffolo.
Sob a grande área coberta que será montada na praça da Prefeitura, o livro será protagonista na interatividade com o visitante, que será provocado com diversas intervenções artísticas e instalações. Gero Camilo e Victor Mendes apresentarão o espetáculo Caminham Nus Empoeirados, Antonio Nóbrega dará sua aula/espetáculo acompanhado de músicos e Ignácio de Loyola Brandão e sua filha Rita Gullo mostram o espetáculo ′Solidão no Fundo da Agulha′.
Gonçalo Tavares não apenas autografará livros, mas participará da oficina ′Escrita, Leitura e Imaginação′, abordando temas como o conceito de erro, racionalidade e irracionalidade, a objetividade e a subjetividade. Serão oferecidas 20 vagas. A poeta Mel Duarte, autora de ′Fragmentos Disperso′ e ′Negra, Nua e crua′ trará para a festa seu Sarau literário, sucesso em todas as cidades em que já se apresentou.
A partir desta edição, a quarta na história do evento, a Flim se redesenha para incentivar a leitura e aproximar escritores e leitores. Parceria entre a Prefeitura de Maringá, via Secretaria de Cultura, e a Câmara Brasileiro do Livro (CBL), reforça esse objetivo. A parceria com a CBL nos abre imensas oportunidades, a começar pelo acesso ao acervo de escritores da entidade e, principalmente, à experiência da entidade, criada há mais de 70 anos, afirma Rael Toffolo.
Atividades
Cláudia Costin, ex-secretária municipal de Educação, do Rio de Janeiro, diretora de Educação do Banco Mundial, professora convidada da Universidade de Harvard, considera uma das maiores especialistas em políticas públicas na área de educação, falará sobre educação e leitura.
Cintia Alves, dramaturga, diretora teatral e escritora, especialista em projetos de mediação com públicos diferenciados), paticipará de oficina para mediação de públicos
Yvette Paes, pedagoga e autora mexicana, oferecerá atividade formativa para professores sobre contação de histórias
Frederico Barbosa, professor, poeta e gestor cultural, trará suas experiências como idealizador e diretor da Casa das Rosas/Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia, com coletivo de autores e poetas e com a criação da Biblioteca São Paulo
Cristiane Costa, escritora, realizará a oficina uncreative writing
Joel Cardoso, da Unijore, fará palestra sobre jornalismo e literatura
João Canda proferirá palestra sobre o tema África Cultura e Literatura no século 21
Henrique Rodrigues e Marcelo Moutinho falarão sobre o livro organizado por eles, ′Conversas de Botequim′, a partir de textos escritos por consagrados autores sobre a obra de Noel Rosa. Na sequência, uma animada roda de samba finalizará o encontro
Espetáculos
Circo Teatro Sem Lona – ′Branca de Neve, A Nossa História′
Cia. Pedras – ′Fantasia′
Márcia Costa – ′Tempos de Cléo′
Thais Pimpão – ′Voe Eu′
Flávio Amado – ′Ao pé da Letra′
Richard Goulard – ′Palavras Mágicas′
Café Filosófico/UEM – Filosofia para Crianças′
Outras Notícias
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá