Notícias em Destaque
04/01/2017 – Inicia procura por vacina contra HPV em postos de saúde
Desde o início da semana a Sala de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde registra atendimentos à população para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que pela primeira vez vai imunizar meninos entre 12 e 13 anos. A expectativa dos diversos moradores está relacionada ao anúncio feito pelo Ministério da Saúde, (ver portal http://www.brasil.gov.br/saude/2017/01/sus-inicia-vacinacao-de-meninos-contra-hpv) a respeito do início da campanha, em postos de saúde em todo o Brasil.
Conforme o secretário responsável pela pasta, Jair Biatto, a data de início da campanha depende das definições e orientações a serem repassadas pela 15a Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. O Ministério da Saúde repassa ao Estado e, por meio da Regional de Saúde, as secretarias municipais do Paraná recebem informações sobre todo o procedimento necessário para desenvolver a campanha. Por isso, não sabemos ainda a data de início da campanha ou mesmo quantidade de vacinas que serão repassadas, declara.
Apesar das indefinições operacionais, a Secretaria Municipal de Saúde está em fase de planejamento de atuação para garantir toda a cobertura vacinal em Maringá. O alvo da campanha é reduzir a circulação do vírus e, dessa forma, garantir a redução dos casos de câncer de colo de útero e de vulva, esclarece. Biatto, que também é médico, acrescenta que a vacina também protege os homens contra os cânceres de pênis e verrugas genitais.
Idade: Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a definição pela faixa-etária (12 e 13 anos) tem o objetivo de proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Para o secretário municipal de Saúde, a idade pode ser um dos desafios a serem considerados quando o assunto é campanha de vacinação. Ele explica que a cultura de vacinação está mais presente na rotina de crianças até os cinco anos de idade e idosos. Com toda certeza as escolas, os pais e responsáveis serão nossos interlocutores para garantir o efetivo combate ao vírus. A campanha pretende implantar uma nova cultura de vacinação para essa parcela da comunidade, diz.
Duas doses: De acordo com informações da Agência de Notícias do Estado, o esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de seis meses entre as aplicações. Desde 2014, a campanha passou a fazer parte do programa de imunização para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, meninas de 14 anos que não tomaram a vacina farão parte do público-alvo. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV por um período que varia entre 9 e 26 anos.
Outras Notícias
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá