03/08/2017 – Município passa a contar com serviço psicossocial 24 horas

Notícias em Destaque

03/08/2017 – Município passa a contar com serviço psicossocial 24 horas

Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS III), localizado no Jardim Ipanema, já atende 24 horas com 12 leitos de acolhimento. O expediente diário integral foi oficializado nesta quarta, 3, pelo prefeito Ulisses Maia, o vice-prefeito, Edson Scabora, e o secretário municipal de Saúde, Jair Biatto. A instalação do serviço atende requerimento do vereador Jean Marques.
O centro é referência de atendimento para pessoas acima de 18 anos com comprometimentos psicossociais severos e persistentes, residentes em Maringá e distritos (Floriano e Iguatemi). Leitos da unidade acolhem pacientes por até 14 dias.
O tratamento é voluntário, conforme aceitação do indivíduo. O serviço integra uma rede de atenção em substituição à internação psiquiátrica, sendo que o princípio básico é a reinserção social. Maringá dispõe de seis regionais de atenção psiquiátrica, das quais quatro são CAPS.
A equipe técnica é composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.
A solenidade de oficialização do serviço foi animada pela banda Delirius, formada por pacientes psiquiátricos. O prefeito Ulisses Maia elogiou a apresentação e destacou que o foco de sua gestão é o ser humano.
“Há uma diferença muito grande entre marketing e realidade. Estamos aqui não para julgar, mas para resolver problemas”, disse Ulisses Maia, reforçando a importância do enfrentamento dos problemas psiossociais a partir de uma percepção humanista.
O secretário de Saúde, Jair Biato, ele explicou que o centro não vai substituir o hospital porque são estruturas diferentes, mas complementares no atendimento de alto risco e que demanda intervenção imediata.
Também participaram da solenidade o presidente da Associação Maringaense de Saúde Mental, Antonio Cláudio Dias, a coordenadora de Saúde Mental, Maria Heloísa Cella, a diretora do CAPSIII, Janaína Daiane Bauli, o presidente da 15 Regional de Saúde, Jales Adolfo Cardoso, o vereador Carlos Mariucci, representando o Legislativo, o vereador autor do requerimento para o CAPS III, Jean Marques, a diretora do CAPS II, Raquel Lacerda e o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.
Estrutura:
CAPSi: funciona de 2ª a 6ª feira das 8 horas às 17 horas. Atende crianças e adolescentes. 
(44) 3309-4498
Rua Inês Gongora esquina com Carmem Miranda, Conjunto Santa Felicidade
CAPS II CANÇÃO funciona de 2ª a 6ª feira das 8 horas às 17 horas.
(44) 3901-1139
Rua Santa Joaquina de Vedruna, 1165
CAPSad – Centro de Atenção Psicossocial para álcool e drogas.
(44) 3309-4503
Rua João José Queiroz, 650, no Jardim Ipanema
Informações:
(44) 3031-1880
O CAPS III é localizado na rua Pioneiro João José de Queiroz, 650, no Jardim Ipanema.

Outras Notícias


Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá